06 abril 2010

BOLA BRANCA 04 04 2010

Decisão em POA – Porto Alegre é o destino do futebol da Série A neste fim de semana. Será na capital gaúcha que dois dos mais importantes jogos estarão acontecendo. O Pelotas joga no Passo D’Areia, de olho no Beira-Rio, onde o Inter decide o seu futuro no Gauchão.
***

Muda – Beto Almeida altera o esquema do Pelotas com as voltas de Maurinho para a ala direita e Pedro para a esquerda. Forma novamente a equipe com os três zagueiros: Bruno Salvador, Jonas e Jonathas Costa e libera os dois alas para o ataque, com os volantes – Gavião e Jardel - fazendo a cobertura. Maicon Sapucaia continua fazendo a ligação. A surpresa estará no ataque: Alex Dias deve formar a dupla com Tiago Duarte. Será?
***

Matemática - O Pelotas se classifica com vitória ou empate. Se perder, torce para que Internacional x Universidade não termine empatado e para que nem o São Luiz nem o Veranópolis vençam seus respectivos jogos.
***

Queda de braço – O Conselho Deliberativo do Brasil chegou a marcar reunião para a próxima terça-feira. Teve que ‘abortar’ a publicação dos editais nos jornais locais, após uma rápida manobra da direção executiva, alegando que em caso de classificação o time viaja na terça para jogar na quarta-feira. Se classificar fica em ‘stand by’ a saída de Helder Lopes.
***

Digestão – Conselheiros Xavantes - da ‘velha guarda’, da ‘resistência’ - ainda não ‘engoliram’ uma desfeita sofrida em Belo Horizonte: Ao visitar a delegação do Brasil, onde estava hospedada aguardando a decisão contra o America-MG, no ano passado, o grupo sequer foi recepcionado pelo presidente que alegou um ‘pequeno mal estar’ e não desceu ao saguão do hotel para o cumprimento das ‘regras de boa conduta’. Alguns estão aguardando o momento para verbalizar a indignação.
***

Fim da linha – Nosso abraço ao goleiro Cássio, que se despede do futebol neste domingo, aos 40 anos. Uma carreira que marcou no futebol local, tanto na sua passagem pelo Pelotas, quanto no Brasil, onde começou em 1988. No jogo entre Santa Cruz e Veranópolis, Cássio Ferrari ‘pendura as chuteiras’.
***

Homenagem – Esta semana o Brasil perdeu um ícone do jornalismo esportivo nacional. Armando Nogueira morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro. Bola Branca selecionou uma, dentre tantas frases produzidas por ele que marcaram a memória dos nossos torcedores...:

Um dia, antes do derradeiro apito, ela (a bola) há de morrer, com um gol, no fundo do meu coração...’
Armando Nogueira
***
Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 18

BASTOS
Argeu Madruga Bastos - Pelotas, RS. Nasc. 06.11.1959.
Lateral-esquerdo que passou a zagueiro no decorrer da carreira. Tinha técnica e primava pela seriedade e eficiência. Começou no Farroupilha, em 1979 e em 1983, foi para o Brasil de Pelotas. Fez parte do elenco que chegou a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de 1985. Mais tarde defendeu por algumas temporadas o Lajeadense e depois vestiu as camisas do Estrela, Encantado e por último Veranense. É pai do lateral esquerdo Michel Bastos, do Lyon da França e que está convocado para a Seleção Brasileira.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

BOLA BRANCA 28 03 2010

Formação – Tonho Gil parece ter encontrado a fórmula para tornar o time do Brasil compacto no meio, marcador, e com saída rápida para o ataque. Vai escalar um 4 – 3 – 2 – 1 com os três volantes em boa fase: Márcio Egydio, Russo e Márcio Zani. Gustavo, de boa atuação contra o Bagé e Marco Antônio mais a frente serão os meias de criação e Jair no ataque com muita movimentação. Foi a saída encontrada já que Kleir e Douglas Pitt Bull não justificaram as suas presenças no time ainda. O jovem Gleidson poderá aparecer como alternativa no decorrer do jogo.
***

Política – Paralelo aos trabalhos de campo visando à decisão deste domingo, o Brasil viveu uma semana tensa nos bastidores. Uma articulação forte da oposição fez a direção se mobilizar para manter o comando da situação. Os vices-presidentes mandaram o recado: Não deixam o comando do clube, mesmo diante de uma possível renúncia de Helder. Para “derrubá-lo” somente uma mobilização clara dos conselheiros. E uma assembléia do Conselho neste momento para alterar a situação seria extremamente desgastante e provocaria uma racha traumático. Conforme o estatuto do Brasil, para afastar o presidente seria necessário uma Assembléia do CD (art. 48), com presença de mais de 50% dos integrantes (art. 47) e aprovação por maioria absoluta. O edital deve ser publicado em jornal local (§ único do art.48).
***

Enquete - A torcida do Lobão, através de enquete aqui no meu blog – www.futeboldepelotas.blogspot.com -, deixou clara a sua preferência no ataque do Pelotas: Sandro Sotilli e Clodoaldo. Veja o resultado da pesquisa:1° - Sandro Sotilli e Clodoaldo: 25 %2° - Tiago Duarte e Alex Dias - 22 %3° - Tiago Duarte e Sandro Sotilli - 18 %4° - Clodoaldo e Alex Dias - 16 %5° - Clodoaldo e Tiago Duarte - 8 %6° - Alex Dias e Sandro Sotilli - 8 %***
Todos contra todos - A fórmula do Gauchão 2011 vai ser parecida com a do PAULISTÃO, ou seja, todos os times do campeonato se enfrentam em turno único. O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, adiantou que este deverá ser o sistema do próximo ano: todos contra todos, classificando-se os oito melhores. A partir daí, o campeonato será decidido em mata-matas
.
***

Série D do Brasileiro - O Campeonato Brasileiro da Série D de 2010 será a segunda edição da quarta divisão do futebol brasileiro, sendo disputado no segundo semestre de 2010. A Série D conta com 40 equipes que obtiveram classificação através dos campeonatos estaduais ou torneios realizados por sua federação. Critérios para as 40 vagas em 2010: - Os quatro rebaixados da Série C de 2009; - Do primeiro ao nono estado no ranking da CBF terão direito a dois representantes cada; - Os demais estados terão um representante cada.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 17

BEDEUZINHO
Ari Amaro Pires - Pelotas, RS - Nasc. 03.01.1935. Falec. 21.08.2002.

Ponteiro direito ou esquerdo de drible fácil, que entortava seus marcadores. Domínio de bola perfeito, velocidade, ginga, batia com extrema facilidade e delicadeza na bola e colocava-a onde queria. Surgiu no Esporte Clube Pelotas em 1953. No final de 1961, atuou pelo Internacional, até 1963. Vestiu ainda as camisas do Brasil de Pelotas, Guarany de Bagé, Fluminense, Metropol, Riograndense de Santa Maria, Cólon Santa Fé da Argentina. Pelo Pelotas, clube onde mais tempo jogou, foi vice-campeão gaúcho em 1956 e 1961. Encerrou a sua carreira no Pelotas onde morou até o fim da sua vida.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

BOLA BRANCA 21 03 2010

Atacantes x atacantes - O técnico do Pelotas, Beto Almeida tem opções para escalar o ataque do Pelotas para o jogo deste domingo contra o Internacional. A experiência de Sandro Sotilli ao lado de Alex Dias ou a velocidade do contra-ataque de Clodoaldo e Tiago Duarte, já que a definição por dois atacantes já aconteceu. Sotilli e Alex Dias são ótimos finalizadores, mas talvez sem a força necessária para jogar em velocidade. Velocidade é o que não falta aos atacantes Clodoaldo e Tiago Duarte e como a proposta deverá se justamente o contra-ataque, os dois devem ser a opção de Beto.
***


Meio Campo – O setor de meio-campo vai ter mais marcação. Jucemar começa jogando e o time conta com o retorno do volante Jardel que cumpriu suspensão. O meio vai ter Gavião, Jardel, Jucemar e Maicon Sapucaia.
***

Completo – O Inter não poupa jogadores hoje contra o Pelotas. Time vem completo para o jogo das 19h30min no Beira-Rio.
***

Lembrança – O torcedor do Pelotas não pode esquecer uma coisa muito importante: Desde 2008, Jorge Bopp e a chegada de César Dias, personalizam as mudanças que alteraram os rumos do Lobão para melhor. Se houvesse uma aceleração nesta transição, com a consolidação deles à frente do clube, o Pelotas estaria pronto para decolar.
***

A chance – Não errar é o objetivo principal do time do Brasil. Mas não pode errar em nenhum momento da partida. O erro fatal, ou seja, sofrer um gol desencadeia uma reação negativa avassaladora na equipe. Ao controlar o jogo, o time então começa a tomar a iniciativa. Somente a partir dela é que o Xavante vai obter uma vitória.
***

Roupa suja Não é hora de procurar culpados e de acusações mútuas internas no Bento Freitas. Depois desta fase, seja qual for o resultado, faça-se então balanço. É tão óbvio isso. Dividir agora é tudo o que os adversários querem.
***

Goleador - O principal jogador do Farroupilha é dúvida para o jogo deste domingo em Camaquã, contra o Guarany. Kiki sofreu uma lesão no punho direito no jogo contra o Bagé.
***

Sabedoria – Frase de um experiente dirigente do futebol local nesta semana: - No futebol não se faz alardes...!
***

Lobinha – Chega esta semana a Yasmin, filha do atacante Sandro Sotilli. O parto deverá acontecer na terça-feira.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 16

BEDEU
Gomercindo Morales - Pelotas, RS. Nasc. 04.11.1923. Falec. 25.03.1986.
Zagueiro forte, vigoroso, eficaz, enérgico, com técnica para o desarme e cabeceio. Quando precisava espanar a bola, não tinha nenhum pudor. Atuou pelo Brasil de Pelotas nos anos 40. Depois defendeu o Guarany de Bagé, em várias ocasiões. Atuou pelo Renner em 48/49/50 e a seleção gaúcha que disputou o brasileiro de seleções de 1950. Ainda em 1950, Bedeu recebeu convite do Brasil de Pelotas para reforçar seu time numa única partida contra a seleção do Uruguai. O zagueiro jogou tão bem que foi contratado pelo Peñarol. Permaneceu duas temporadas em Montevidéu. Ao retornar para o Brasil foi para o Guarany de Bagé e depois para o Aimoré, encerrando a carreira.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

BOLA BRANCA 14 03 2010

Toque – O Brasil já tem ‘o dedo’ de Tonho Gil. Cacimba na lateral foi uma descoberta do técnico que deu certo. Muriel também foi bem. As duas posições estão recuperadas. Outra: Russo é volante e é ali que vai que jogar. Aos poucos o time pode recuperar a auto-estima, mas ela passa por outra vitória neste domingo contra o mesmo Farroupilha. De nada adiantará o sucesso de quarta-feira se não houver a complementação e a saída da última posição. A segurança definitiva virá com a chegada à zona de classificação. Repetir a escalação será o primeiro passo para este caminho.
***

Toque – Para continuar no time, o atacante Jair vai ter que jogar mais do que vem jogando. Tonho Gil já revelou para alguns ‘íntimos’ que vai esperar mais um pouco: Ou o rendimento do jogador melhora, e muito, ou ele vai ‘curtir’ um ‘banco’.
***

Segredo – Beto Almeida não vai revelar a escalação do Pelotas até momentos antes do jogo contra o Caxias. Como todos sabem o Lobão vem jogando com três atacantes, mas a expectativa é de que este esquema possa ser alterado nesta segunda-feira. Beto não quer dar ‘armas’ ao inimigo. Aliás, com uma forte conjuntivite, o técnico Julinho Camargo do Caxias pode ficar de fora da casamata no jogo contra o Pelotas. O fato obrigou ele e o auxiliar Ivan Brito Soares a inverter posições no dia-a-dia pela primeira vez em quase 10 anos de parceria.
***

Novidade - Das estréias de quinta-feira - Nélio e Jucemar - o meia foi a boa novidade do amistoso contra o Fluminense. Nélio se mostrou um bom articulador, joga pelos dois lados do campo e com uma boa movimentação. Durante o tempo que esteve em campo foi o cara mais preocupado com uma boa apresentação do Pelotas enquanto Rodrigo Ribeiro amargurava vaias da torcida. Realmente Rodrigo não está numa boa fase, apesar da boa técnica. Nélio necessita ainda de ritmo e entrosamento. Já o volante Jucemar mostrou um futebol mais de marcação, pois teve alguma dificuldade de armar ou fazer a ligação com os meias e o ataque. Ficou visível a falta de entrosamento.
***

Rafael Lopes - Uma rápida referência sobre este jogador que é identificado com o Pelotas e 'tem bola' para pelo menos disputar posição: Fiquei sabendo que o zagueiro não está se sentindo bem no grupo e pensa em até ser liberado para jogar em outra equipe. Está sem clima. O relacionamento de Rafael Lopes com alguns jogadores líderes não é bom. Falou-se que ele poderia ser liberado para se transferir para o Brasil, mas não houve acerto entre o Rubro-Negro e o jogador. O Pelotas aceitaria liberá-lo. O certo é que ele não deverá ter chance, pois todos os zagueiros passaram por uma oportunidade e ele não. Seria melhor que o Pelotas emprestasse o jogador. Ajudaria a preservá-lo.
***

Jatobá – Agnaldo Liz, de triste passagem pelo Pelotas, está técnico do Rio Claro-SP na A-1 do Paulistão. Confirmando as suas aptidões, a briga dele é pela fuga do rebaixamento. O Rio Claro ocupa a 16ª posição do campeonato ao lado do Rio Branco. Ganha nos critérios. Hoje, escaparia por ter uma vitória a mais: três contra duas.
***

Ordem – A determinação é da FIFA, me disse a árbitra assistente Tatiana de Freitas em Canoas: Wait...wait...wait...! Ou seja: Espere...espere...espere...na hora de assinalar o impedimento. Marque somente quando o jogador que estiver em posição irregular tocar na bola.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 15

BAÍA
Gervásio Duarte Lopes Filho - Santana do Livramento, RS - Nasc. 10.09.1937.
Valoroso lateral-esquerdo. Marcador de ponta, como se exigia em sua época, de boa técnica e determinação. Iniciou em clubes de sua cidade, como Grêmio Santanense e 14 de Julho. Jogou no Sá Viana e depois foi para o Brasil de Pelotas, onde permaneceu sete temporadas, entre 1962 e 1968. Encerrou a carreira no Grêmio Santanense, em 1969.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

BOLA BRANCA 07 03 2010

Tentativas – Não está sendo por falta de experiências ou oportunidades que os clubes de Pelotas estão deixando de atingir um patamar mais alto no contexto futebolístico. Mas há um problema crônico: A ação de dirigentes conservadores, ou seja, influência dos que não querem alterar a rotina. Notem os leitores que os mais diversos tipos de alternativas já foram ou estão sendo experimentados. Entra ano sai ano e essas opções, as mais variadas, se sucedem. Até agora todas as tentativas esbarraram em dois componentes ou ações que não são excludentes do futebol: exigência e pressão de torcida e posicionamento dos mandatários dos clubes.
***

No caso do Farroupilha um inexplicável protesto por parte de um pequeno grupo de torcedores fez com que o clube alterasse um projeto que estava previsto para os próximos sete anos. É de se pensar: O que será que imaginavam os interlocutores do clube quando formalizaram a parceria? Será que pensavam que o simples fato de sedimentar a relação, o clube obteria um resultado positivo imediato? Realmente os cartolas estão fora da realidade ao se deixarem influenciar por meia dúzia de fanáticos descompromissados. Vivem mesmo o mundo do imediatismo e do improviso. Estão no passado. Absolutamente impossível cobrar de alguns jovens jogadores, com as dificuldades iniciais de implantação de um projeto, enfrentando equipes profissionais, resultados e pontuação como se atletas experientes fossem. E ainda mais dentro de um período de renovação de conceitos. Resultado: desfez-se a parceria e deverá voltar tudo como antes sob o comando da velha cartolagem. Perspectivas? Tire você torcedor as suas conclusões.
***

No Brasil também se cobrou resultado imediato, mesmo que tenha havido no grupo de jogadores uma quase total reformulação de 2009 para 2010. Na ânsia de não pecar por omissão, o clube promoveu a troca geral da comissão técnica e só depois chegou a conclusão que o problema estava na qualidade técnica de alguns jogadores contratados. A mudança poderá ter conseqüências na raiz de um projeto que vinha sendo “a menina dos olhos” dos torcedores, cronistas esportivos e dirigentes: O Departamento Técnico Científico. O clube corre o risco de voltar às práticas de antigamente se não houver uma mobilização que revigore e oxigene a gestão do atual presidente.
***

E no Pelotas? Parece que no Lobão o momento é de alento. Após uma experiência também mal sucedida, em 2007, o clube está vivendo um momento de integração com os novos parceiros. Um tripé, segundo eles mesmos, conduz a vida Áureo-Cerúlea que muda a olhos vistos: Clube, Final Sports e Granada. Desde 2008 é inegável a vertiginosa ascensão decorrente deste novo modo de se portar. Parece que a harmonia e o profissionalismo nas relações tem mantido como prioridade o clube. Não que ele não tenha vivido recentemente sucessivas crises, mas parece que há hoje um consenso: novas práticas são irreversíveis. É claro que os resultados positivos, possivelmente já em decorrência destas novas condutas, colaboraram. É a experiência mais sólida até o momento.
***

Gangorra – Independente das questões opinadas aí em cima, a dupla Bra-Pel entra em campo neste domingo ocupando extremos inversos. O Brasil tentando a sua primeira vitória e sair da lanterna do grupo 1 da Série B do Gaúcho contra o São Paulo. Tem a seu favor a volta ao Bento Freitas. E o Pelotas, em Canoas, querendo pontuar para entra de vez na briga pelo título do interior que já está palpável, ou até mesmo sonhar com algo mais. Cada qual com o seu desígnio.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 14

ÁVILA
Osvaldo Ávila - Pelotas, RS - Nasc. 04.12.1919. Falec. 22.08.2006.
Começou no Brasil de Pelotas, onde servia no 4o. Batalhão da Brigada Militar e foi para o Internacional, em 1941. Era um craque de bola. Foi uma das peças mais salientes do famoso "Rolo Compressor", que aniquilou seus adversários na década de 1940. Campeão Estadual de 1941 a 1945 e 1947. Jogava como centro-médio. Tinha técnica, era incansável na marcação, e uma incrível precisão nos lançamentos longos. Atuou na Seleção Gaúcha e na Seleção Brasileira. No final de 1947, foi vendido ao Botafogo, sagrou-se campeão carioca, em 1948. A linha média era formada por Rubinho, Ávila e Juvenal. Fez história no clube. Encerrou a carreira, em 1951, em razão de uma séria lesão na coxa.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!