25 junho 2009

BOLA BRANCA 21 06 2009

De Lajeado

Começamos na sexta-feira uma mini-excursão: Chegamos à Lajeado para o jogo do Pelotas, de onde mando esta coluna, antes do jogo de logo mais. Daqui vamos para Porto Alegre e sábado pela manhã para Caxias do Sul. O jogo do Brasil é o que desperta mais curiosidade pelo caráter decisivo e pelo fato do Pelotas estar classificado para a próxima etapa. Os quadrangulares serão os jogos decisivos do Lobão. A curiosidade que reinava era justamente em torno da escalação do Brasil e as mudanças que Paulo Porto estaria promovendo.
***

Escolha - Treinamentos são fundamentais para se adquirir entrosamento e se avaliar condições dos jogadores de um modo geral, mas não devem ser determinantes para condicionar, exclusivamente, a escalação deste ou daquele elemento. A definição de titularidade deve ser avaliada pelo rendimento do jogador no jogo! O jogo oficial é que determina se A está rendendo melhor que B. Tanto que existem os “leões de treino” que no jogo se transformam em “gatinhos”. Os técnicos, de um modo geral, avaliam muito por treinamentos: Rendimento de jogador se avalia no jogo. O jogo tem que pesar mais na definição de uma opção ou outra e para isso os jogadores merecem um tempo maior na condição de titular por parte do técnicos, que adoram sim inventar!
***

Intocáveis - Aqui na "paróquia" parece que os técnicos de futebol são seres "intocáveis". Basta estar à frente de um dos dois times, Brasil ou Pelotas, e passam a contar com uma claque organizada que "reza" direitinho a cartilha proferida pelo profissional de plantão. Ao se colocar uma opinião de opção, uma alternativa de escalação ou a manutenção de um jogador no time, seja aqui neste espaço do Diário da Manhã, no meu blog ou ainda nos programas da R.U. ou TV Ucpel, uma "força tarefa" se alvoroça em defendê-los, sem sequer questionar as possibilidades. O torcedor de futebol tem que observar mais o jogo como um todo e deixar de lado um pouco o "fanatismo cego"!
***

Futuro - Como ficaria a próxima etapa da Série B com a classificação de hoje:
Grupo 7
1o. de 4 - Riograndense-SM
1o. de 5 - Pelotas
2o. de 6 - Panambi
2o. melhor 3o. - Aimoré

Grupo 8
1o. de 6 - Glória
2o. de 4 - Bagé
2o. de 5 - Cerâmica
Melhor 3o. - Porto Alegre
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!