05 janeiro 2007

BOLA BRANCA - 07.01.2007


Um exemplo de excelente projeto de marketing esportivo foi elaborado pela equipe do jovem piloto de kart Otávio Ruoso – http://www.otavioruoso.com.br/ - Nunca um clube local ofereceu algo semelhante para o mercado publicitário esportivo.
***

“A imagem da garra, do esforço do amor à camisa do time foi sendo associada ao time e também ao supermercado”.

***

Essa frase ilustra um excelente artigo sobre marketing esportivo que conta uma história de uma tentativa singela de resumir virtudes do marketing esportivo associado à publicidade, mesmo quando se visa um mercado menor. Está na CENP de dezembro de 2006. A revista das agências, anunciantes e veículos de comunicação. Você lê toda a história no site: www.cenp.com.br

***

Outra lapidar: “Faltava um projeto mais sério para o time, sempre sofrendo da falta de dinheiro, do baixíssimo profissionalismo da diretoria ou, pior, de ambos”.
***

É bem isso que assistimos entra ano sai ano. Falta de projeto para os clubes captarem recursos e o atraso, além do improviso, das direções para tratar do assunto. Os clubes carecem de recursos, mas mais ainda de um bom projeto.

***

“O marketing esportivo tem se revelado uma ferramenta muito especial para a comunicação publicitária, inclusive pela capacidade de queimar etapas na construção de marcas. Por isso, a associação entre o marketing esportivo e a publicidade é cada vez mais intensa e bem sucedida, atraindo verbas de grandes, médios e pequenos anunciantes e renovando os desafios para as agências, pois o marketing gera resultado tanto maiores na medida em que se associa às ferramentas mais tradicionais da comunicação publicitária.”

***

É pra quem pode! - Está no http://www.futebolmatogrossense.com.br/: O jogador César Sampaio que é o homem que comanda o futebol do Esporte Clube Pelotas-RS, tirou o atacante Chocolate que já tinha contrato assinado com o Vila Aurora. Ocorre que o atleta vai ganhar 5 mil reais, sendo que boa parte será na carteira de trabalho, pois estão imbuídos de ajudar o atleta que desta forma vai poder financiar uma casa para sua família. Quando contou sua história ao presidente Célio Correa prontamente teve sua liberação facilitada, pois estará ajudando um pai de família.

***

De outro site sobre o futebol do Mato Grosso: O Vila Aurora perdeu ontem o jogador Chocolate. O atacante, ex-Palmeiras, desistiu de defender a equipe de Rondonópolis, em razão de receber uma proposta de um outro clube. Com isso, o Tigre da Vila perde a principal esperança de gols para o estadual de 2007. Sem o jogador, o Tigre da Vila agora corre em busca de mais um atacante para o campeonato do ano que vem.

***

Vitória – Juan Quintela foi enfático: O mais importante da quinta-feira de estréia foi a vitória. É isso mesmo, a construção de uma equipe que quer a ponta tem que ser baseada em conquistas. As análises mais esmiuçadas ficam para um momento posterior. Tudo fica mais fácil com vitórias.

***

Volante – Apesar de ter sido um jogo truncado e com muitas faltas, Ramóm foi o destaque do jogo.

***
Blog – http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***

Até a próxima!