28 setembro 2007

BOLA BRANCA - 30 09 2007

De Santa Maria

Segundona - Assim como na semana passada, a coluna foi escrita no fim da sexta-feira, portanto véspera do jogo decisivo do Pelotas no estádio Presidente Vargas aqui em Santa Maria. Encontrei uma cidade eufórica, um adversário confiante e um técnico otimista. Como sempre a tarefa não deve ter sido fácil ontem. Como terá sido?

***

Emoção – O bom do futebol é a emoção que ele transmite. A absoluta certeza que se tem de não se ter certeza do que vai acontecer. Por tudo o que ele representa, o futebol e a sua imponderabilidade, vai cada vez mais se perpetuar no coração dos torcedores. Não há como ser diferente.

***

Chegada – Acompanhei a chegada do Lobão à Santa Maria. Soube que um bom número de torcedores foi levar apoio ao grupo na saída da delegação em Pelotas e um bom contingente de torcedores se deslocou para Santa Maria. Havia sim um contraste entre o semblante dos “colorados” e “áureo-cerúleos”. O final do sábado poderá ter alterado esta fisionomia!

***

Time – Brasil x Garibaldi. Suca definiu: Rodrigo Silva, Júlio, Régis, Alex Martins e Evaldo; Ayub, Ivanildo, Terrão e Rafael Bittencourt; Milar e Hiantony

***

Bento Freitas – Domingo para rever o Xavante. O desconhecido Garibaldi é o adversário. O Brasil, para muitos, ainda é uma novidade. Júlio está recuperado. Ayub deverá ser titular e Alexandre começa a sobrar. Nada definitivo ainda, mas o time já tem um desenho, uma característica e um estilo. Ainda falta para as conquistas: Tempo, mais entrosamento e aprimoramento. Mas já está dando sinais de que as coisas estão no caminho certo. Não se pode esquecer que o foco também é o Gauchão. Quando todo mundo se der conta, janeiro chegou e o campeonato também!

***

Volto ao assunto – Helder Lopes se ressente sim de mais gente a sua volta para colaborar com o dia-a-dia do Brasil. Ele próprio assistiu atônito o afastamento de companheiros que desempenhavam papeis importantes no clube! Um grupo restrito realiza as inúmeras tarefas que envolvem o futebol profissional e garantem com muito afinco a participação do Brasil na Copa Amoretty. Ele mesmo diz que não entende porque foi deixado de lado justamente num momento em que o clube se prepara para mais um Campeonato Gaúcho. Parece que não dimensionam o tamanho do próprio clube para o qual torcem e que fazem parte. É bom lembrar que a situação está sob controle, sob o seu domínio e bem encaminhada. Talvez seja por isso! Não me perguntem quem me disse isso com um sentimento de indignação até!

***

Final do dia – É no Terraço Pizzaria que a Comissão Técnica do Brasil recobra energias. É visível o bom entrosamento entre os integrantes da comissão e os poucos dirigentes.

***

De direito – O Inter pode ser sim declarado campeão brasileiro de 2005. Quem sabe o futebol não dá o exemplo para o país!

***

E-mail: pfgneto@ig.com.br

***

Blogs: http://www.pgneto.blogspot.com/
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/

***

Até a próxima!