23 maio 2008

BOLA BRANCA 25 05 2008

O Brasil anunciou a contratação do meia Júnior Paulista junto ao São José de Porto Alegre. O jogador já está incorporado a delegação que está fazendo a pré-temporada em Barra do Sul, Santa Catarina. Júnior Paulista teve também uma passagem pelo Pelotas em 2005 junto com técnico André Luis.

JUNIOR PAULISTA
JOSÉ C. SOUZA JÚNIOR
ALTURA: 1,84m
PESO: 82Kg
MEIAD. NASC: 11.08.1977
INDIANÓPOLIS/SP

***

Derby – O jogo deste domingo é decisivo para o Farroupilha. Uma vitória tricolor mantém o time na briga pela vaga. O contrário praticamente alija a equipe do Fragata da Segundona. Positivo para o técnico Alberi: O time consegue reconstituir o sistema defensivo com os retornos de André Bagé, Neto e Vágson. Perde na construção com a ausência de Elton Corrêa e perde na velocidade com a saída de Gil.
***
Retorno – O grande “xerife” do time do Pelotas volta para o clássico: Diego Eli cumpriu a suspensão e tem retorno garantido. Se Sandro Sotilli começa a destacar-se no ataque, Diego já vinha sendo o diferencial no que tange ao sistema defensivo. É o porteiro que não deixa passar nada.
***
Ausência - O técnico do Pelotas Rogério Zimermann custou a encontrar o parceiro ideal para o atacante Sandro Sotilli. Luis Paulo chegou a ser o cara de preferência quando ainda só tinha Santiago como o cara certo para a posição. Até o Tato andou tendo algumas chances. Michel, a opção esperada pela torcida, chegou fora de forma e lesionado do Gauchão. Sotilli - Santiago: Formou-se a dupla, mas a escassez de gols era visível e o entrosamento dos dois não encaixava. Aí entrou Thiago Duarte: O jogador veio do Santa Cruz após a disputa do Campeonato Gaúcho, chegou de mansinho, entrou em Rio Grande e logo marcou, esperou a oportunidade e soube aproveitá-la. Deslanchou na última quarta-feira. Pena que levou o terceiro amarelo e está fora do clássico deste domingo. Michel deve ganhar a chance e vai tentar agarrá-la também com "unhas e dentes". Briga boa essa que se digladia pela titularidade no setor ofensivo do Lobão!
***
Rádio - Na véspera da viagem para Santa Catarina, onde o Brasil faz pré-temporada na praia de BARRA DO SUL, o técnico Itamar Schulle esteve no programa PAPO DA BOLA da Rádio Universidade Católica de Pelotas conversando com este colunista e apresentador do programa (foto), com o Robertinho Costa, Régis Oliveira e o Beto Vetromille. Papo cheio de esperanças e boas teorias para a montagem da equipe que vai fazer a sua estréia no dia 6 de julho contra a SER Caxias no estádio Bento Freitas. Itamar revelou-se como um estudioso do futebol e um conhecedor do futebol gaúcho mesmo estando por aqui há apenas uma temporada. É também um profissional que está por dentro das movimentações que envolvem os clubes que estão buscando espaço no cenário nacional. Revelou-se um conhecedor de vários jogadores que atuam no eixo São Paulo-Nordeste e conhece pessoalmente cada profissional que está indicando para o clube que o acolheu. Fazer com que a equipe adquira conjunto é agora a tarefa mais difícil. A parte física terá prioridade neste primeiro momento em Santa Catarina. Itamar prometeu voltar ao PAPO DA BOLA antes do início da competição para relatar aos torcedores sobre o estágio que foi atingido com o trabalho de pré-temporada e amistosos que poderão ser marcados.
***
Viúvas da net - Uma parte da torcida do Brasil, que freqüenta a net, poderia fundar um clubinho que poderia se chamar de "Viúvas do Cecconi".
***
***
Até a próxima!

20 maio 2008

BOLA BRANCA 18 05 2008

Clássico – Os ingredientes do Far-Pel deste domingo foram concebidos durante a semana com os jogos da dupla: A boa vitória do Tricolor com a estréia de Matão, que já se torna “arma” para o jogo deste fim de semana e as necessidades prementes do Pelotas que não se resolvem.

***

Nada melhor do que vencer um clássico para estancar a onda de ceticismo que paira sobre a Boca do Lobo ou confirmar a permanência no G-4 que faz do Farroupilha, hoje, um dos classificados para a etapa final da competição. Um clássico é sempre revigorante para quem sai com o melhor resultado.

***

Se por um lado o Farroupilha não poderá contar com Vágson, de vital importância no seu esquema defensivo, o Pelotas conta com o retorno de jogadores titulares que ficaram de fora em Santa Cruz do Sul no jogo contra o Avenida: Deivid, Locatelli, Aládio e Cléber. No ataque já é hora do técnico Rogério Zimermann começar o jogo com Thiago Duarte que está “pedindo raia”. Santiago esgotou todas as suas chances e a paciência do torcedor. No mais, o Pelotas é o time que já se sabe do 1 ao 11. Isso é bom no futebol!

***

Das vezes que conversei com o Alberi Rodrigues logo deu para perceber de que se trata de um cara que gosta do futebol ofensivo, pra frente, agressivo. Este vai ser justamente o ponto mais interessante de se observar no Far-Pel deste domingo. Vai ser o posicionamento ofensivo do Tricolor em plena Boca do Lobo. Os desfalques também de Gil, Neto e André Bagé obrigam o técnico a mudar e fazer a opção que acaba priorizando o ataque como a melhor forma de conter o adversário.

***
O técnico Alberi até cogitou escalar três jogadores com a função de atacar: Matão, Brochi e Uendel. Seria prudente dizer que um deles deveria exercer uma maior marcação na saída de bola do Pelotas. Porém, na sexta-feira pela manhã Manga mostrou-se em condições e deve ser confirmado na equipe. Alberi também deve ter percebido que a “saída de bola” do Lobão é um “bago”, logo vai aproveitar para tentar fazer uma surpresa a sua maneira. Longe de ser um favoritismo, o Tricolor chega credenciado ao “derby”! Te cuida “Lobão”!

***

Série C – Que nos provem o contrário, mas essa apresentação do Brasil e o período que a antecedeu, mais as expectativas quase em silêncio dos torcedores, acho, foi de uma simplicidade, pra ficar por aí, impressionante. Completamente o oposto de outros momentos onde o discurso era ufanista, forte, positivo, sorridente até. Pode ser uma nova faceta do clube, mais realista quem sabe. Mas que é estranho, a isso é.

***

Rio Grande – Não é “O Mais Velho”... É o São Paulo mesmo. Que virada tá dando o clube justamente no ano do seu Centenário. Com entusiasmo, vigor, compromisso do torcedor. Coisas que sempre habitaram o futebol riograndino, mas estavam há anos afastadas. Caminha com firmeza para o octogonal final.

***

Blogs: http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!