15 maio 2009

BOLA BRANCA 17 05 2009

Um ou outro ? - O 3 – 5 – 2 , esquema da moda na visão da maioria dos técnicos e na minha modesta opinião a melhor forma de se montar um time de futebol, necessita de jogadores aptos tecnicamente para implementá-lo. Para utilizar essa forma de jogar, Beto Campos deveria optar por Deivid em detrimento de Mateus a não ser que este fosse utilizado como zagueiro. Então teria que tirar Cirilo, Rafael Lopes ou Rudi. Deivid poderia render mais como um meia com tarefas de marcação dirão alguns. Outra: Há a necessidade de se suprimir um dos meias no 3 – 5 – 2 . Nesse caso o técnico teria que optar por Ânderson Ijuí ou Maicon Sapucaia. Desde a sua chegada a Série B o Pelotas não contava com dois meias de articulação de tamanha qualidade em se tratando desta competição. Seria hora de preterir um deles ? Isso tudo em se falando de projeções, futuro. Então qual seria a opção do técnico, já que ele gosta - ou melhor gostamos - do 3 – 5 – 2 mas as características dos jogadores não são plenamente satisfatórias para ele? A opção! É possível se dizer então que no caso de um 4 – 4 – 2 existe a possibilidade de um “encaixe” mais rápido e a eficácia pode ser maior. Há uma definição muito evidente nas características dos jogadores que podem formar o time nesta opção. Do meio pra frente: Carlos Alberto, Tiago Rocha, Ânderson Ijuí e Maicon Sapucaia; Dauri e Sandro Sotilli. Guarda-se a variação como uma forma de surpreender, aliás o “elemento surpresa” é muito importante nas próximas etapas. É natural que o técnico Beto Campos não conheça alguns times da Série B, ou melhor, não tenha muito acesso as informações destas equipes, porém a recíproca não é verdadeira: Do Pelotas existe uma gama de fontes de informações e todos os técnicos já sabem quem está jogando no Lobão, as características de cada um, porém não sabem o que pode ser apresentado no quesito variação. Aqui não vai uma total discordância da opção do técnico, mas sim uma opinião. Entendo que o Pelotas pode montar, com esses jogadores que estão à disposição de Beto, a melhor equipe da competição no simples "velho" 4 - 4 - 2 .
***

Sapucaia – O acerto com Maicon Sapucaia transformará o Pelotas num dos melhores times da Série B do Gaúcho, mas esta afirmação terá que ser confirmada na prática. É trabalho para Beto Campos: O time terá que mostrar-se superior em relação aos outros, sobrar.
***
Eurico – Na última segunda-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, o presidente do Brasil, Helder Lopes, encontrou-se com o ex do Vasco da Gama, Eurico Miranda. O “velho cartola” solidarizou-se com o dirigente pelotense pelos acontecimentos de janeiro e falaram sobre o jogador Magno, meia que já está treinando em São Januário. Magno saiu do Brasil para o clube carioca.
***