27 março 2009

BOLA BRANCA 29 03 2009


Tudo de novo – O Pelotas começa a Série B pela segunda vez. Joel Cornelli se “enredou” na estruturação do time do Pelotas. Era visto, cristalino que se equivocava na base do time. Estava perdido. Este segundo começo fica a cargo do Beto como conheci há mais de 15 anos e hoje é Beto Campos (Foto de Vilmar Tavares - DIÁRIO DA MANHÃ). Quando aqui chegou, pela primeira vez, já mostrou as sua credenciais fazendo gol em Bra-Pel e caiu logo nas graças da torcida. Era excelente atacante. De movimentação. Os mais jovens não recordam, mas Beto fez parte de um grande time que teve o Pelotas em 1992.
***

Essa coisa de interação, de química deve valer para o futebol também e não só para os relacionamentos. Quem disse que o futebol não é uma forma de relacionamento? Continuando: Existem tantas coisas que o futebol não consegue explicar e esse negócio de um cara dar certo num lugar e não dar no outro é uma dessas facetas inexplicáveis. Olhando, observando, eu tenho uma sensação de que o Jorge Bopp e o Beto Campos vão acertar. O Bopp, que tive oportunidade de conhecer, já é quase uma afirmação. Chegou e conquistou título. O Beto, é mais uma intuição, vem com a segurança de ter vivido a Boca do Lobo num grande momento, em que pese aquela derrota para o Grêmio, em 92, ainda mal explicada pelo Cássia.
***

Beto disse na entrevista coletiva, a primeira ao chegar, que ele tinha uma vontade grande de voltar ao Pelotas, na condição de técnico. Parece que o “campo está aberto”!
***

O novo técnico chegou sem uma proposta pré-definida de esquema tático. Observou as primeiras movimentações e já comanda o time neste domingo contra o 14 de Livramento do Arílson. Deve mudar no meio e na composição do ataque, maior equívoco de Joel. Pergunta: Fabrício, preterido por Beto Campos em Santa Cruz, será titular no Pelotas?
***

Julgamento – Absolutamente fora de qualquer propósito a busca de culpados pelo rebaixamento do Brasil. De se apontar este ou aquele erro ou responsável. Na situação criada, em decorrência dos acontecimentos, dispensam-se julgamentos levianos. “Passa-se a régua” e é hora de retomar com força. E força se adquire com união. Então, a receita não é tão difícil, basta aplicá-la. Nomear responsável(eis) chega a ser insano!
***

Consignado – A exemplo dos aposentados, que podem fazer empréstimos consignados junto às instituições financeiras, os clubes de futebol poderão solicitar adiantamentos à Caixa Econômica Federal caso seja aprovada uma solicitação do deputado federal José Rocha (PR-BA) que é relator da comissão que estuda mudanças na Lei Pelé. O deputado baiano pediu ao Secretário de Futebol do Ministério dos Esportes, Alcino Reis, se o governo poderia adiantar dinheiro das bilheterias aos clubes – proporcionalmente ao tamanho de cada um – através de convênios com a CEF. O Secretário ficou de estudar a solicitação.
***

Negativo – A proposta acima já esbarra num ponto importante da “cadeia”: As Lotéricas. O Sindicato dos Lotéricos disse que os comerciantes, donos de lotéricas, não querem mais esta incumbência. O presidente do sindicato disse que as lotéricas prestam serviços bancários sem serem bancos e que assumir o ônus da venda de ingressos acarretaria em mais filas e o risco da violência das torcidas. A idéia do pacote, Lotéricas / CEF / Dinheiro para os clubes é do presidente Lula e do ministro dos Esportes Orlando Silva Jr.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***

E-mail: pfgneto@ig.com.br
***

Até a próxima!