27 fevereiro 2009

BOLA BRANCA 01 03 2009

Alternativa - Ouvi de um jogador do Brasil - vou preservá-lo - que o grupo gostou da mudança de técnico. Não existiam questões pessoais com Cláudio Duarte, pelo contrário, havia quase uma unanimidade em reconhecimento ao seu desprendimento de assumir o comando justamente numa hora crítica. Mas havia também uma vontade por parte dos jogadores: Gostariam de uma "montagem" diferente. Uma alteração tática que, de certa maneira, contrariava o pensamento de Claudião. Esse jogador, de meio campo, me disse ainda que o time está melhor distribuído no que diz respeito a função de cada um. Esse jogador foi claro ao me dizer que antes do começo do campeonato havia uma "corrente" que expressava a seguinte opinião sobre a "maratona" do primeiro turno: Cláudio Duarte deveria montar um time para os jogos do Bento Freitas, ou seja, o time que jogou contra o Santa Cruz seria preservado para os jogos "em casa" e uma outra equipe faria os jogos fora e em seqüência. 

***

Força total nos jogos em casa com os mesmos e preservados jogadores e uma equipe para tentar "caçar" algum ponto fora. O que viesse seria lucro! Seria uma estratégia a considerar, se não fosse naquele momento a escassez de jogadores segundo me relatou o gerente Vinícius Garcia quando perguntei se realmente houve essa possibilidade. A manutenção de um time, sem alterações, que jogasse apenas as partidas do Bento Freitas, não teria o desgaste que teve com as inúmeras mudanças. Seria o ideal, mas parece que impossível. Avaliou mal a minha fonte?

***

Sobre as perspectivas do segundo turno há uma espécie de “otimismo sadio”! Mesmo que muitos andem pessimistas sempre é positivo ficar sabendo sobre a "ótica" dos jogadores e o que eles estão pensando. Uma das coisas boas do futebol: O imponderável.

***

Pauta - O Brasil aguarda os julgamentos na Justiça Desportiva. É nela onde pairam os destinos imediatos do time e do clube. A súmula do jogo não versa sobre invasões de campo o que pode favorecer o clube, porém na questão briga, jogadores do Rubro-Negro (em especial Danrlei, Luciano e Alex Martins) são enquadrados em artigos que podem aumentar o tempo de suspensão de cada um. Aumentar porque a suspensão automática já ocorre na primeira rodada do returno. Neste caso é o time que sofre a penalização. Uma outra questão: Mesmo que não conste em súmula, as imagens poderão ser utilizadas pelo tribunal.

***

Lobão - Joel Cornelli promove alterações no time do Pelotas em relação ao time do primeiro amistoso. Sai Roger Gaúcho e entra Maurício. João Carlos - zagueiro - dá lugar ao jogador Francis. Cleiton permanece como jogador de meio campo, mas pode dar lugar à Wallace com Alex Paulista fazendo o meio campo. O time deve formar com:

Roger; Mateus, Rafael Lopes, Francis e Luís Fernando; Maurício, Cleiton, Tiago Rocha e Deivid; Alex Paulista e Dauri.

***

O outro lado – Esta semana foi divulgado que o atacante Jorge Preá, – ex-Pelotas – cujo vínculo foi perdido pelo clube por negligência da AGS, ganhou outra etapa da sua ação trabalhista contra o clube. Valor: R$ 80 mil reais. Parece que é de fundamental importância para os conselheiros, sócios e torcedores do Lobão que a diretoria divulgue também em que estágio está a ação cível que o Pelotas mantém, ou deveria manter, contra a AGS. O clube tem que se ressarcir dos prejuízos e só é propaganda a versão da empresa paulista. Essa ação civil contra a AGS exclui o clube e a direção de avaliações outras.

***

Futsal - O projeto Esporte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá uma nova formatação no ano de 2009. A proposta é de continuar a valorização do esporte como incentivador no processo de educação. Uma das definições até o momento é a ausência da equipe de futsal na disputa do Estadual Série Ouro. A falta de empresas e instituições parceiras não permitiu que a Universidade continuasse a subsidiar o projeto na magnitude em que vinha tendo. Nas próximas semanas, a Universidade deve apresentar a nova cara do Projeto UCPel Esporte

***

Blogs:

http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/

http://www.pgneto.blogspot.com/

***

E-mail: pfgneto@ig.com.br

***

Até a próxima!