10 novembro 2006

BOLA BRANCA - 12.11.2006

2007 – O Pelotas já tem pelo menos um adversário de respeito na briga por uma das duas vagas na Série A do Gauchão de 2008: É o Ypiranga de Erechim! Visitei o “velho” Colosso da Lagoa na última quarta-feira e é um estádio completamente remodelado para a Segundona do ano que vem. O presidente do Ypiranga, João Aleixo (coincidência não?), mostrou-me todas as novas instalações do talvez melhor estádio do interior neste momento. Gramado espetacular, boa iluminação, dependências renovadas, concentração para os jogadores reformadas, chão de lajotas enceradas, cabines de imprensa impecáveis e departamento de futebol totalmente estruturado. É a retaguarda necessária para um trabalho de ponta. Vamos ver se vai refletir no futebol.
***
O Colosso da Lagoa foi inaugurado em 1970. O jogo inaugural foi entre Grêmio e Santos e o primeiro gol do estádio foi marcado por ninguém mais ninguém menos do que Pelé. O recorde de público foi em 1974 num jogo entre Ypiranga e Internacional: 25 mil pessoas passaram pelas bilheterias do Colosso.
***
Calendário – Clube com estrutura emenda uma temporada na outra. O Brasil terá problemas para estar com uma equipe pronta para a estréia dia 20 de janeiro contra o XV em Campo Bom se não resolver questões pontuais. Começa com o processo sucessório, passa pela necessidade de evitar uma revoada de jogadores e termina no imprescindível dever de ter um time competitivo .
***
Zequinha – Dudu, o melhor jogador Rubro-Negro, deixará o Bento Freitas e irá para o Passo D’Areia. Outro exemplo que evidencia as carências do futebol pelotense.
***
Baixa – Mas os problemas não estão cercando apenas o futebol pelotense. Alguns clubes tradicionais do interior enfrentam graves crises quase que insolúveis. Vejamos três exemplos.
***
VEC – O Veranópolis tem uma dívida de aproximadamente meio milhão de reais com premiações e salários atrasados, ações trabalhistas e até alugueis de ônibus. É nessa situação que o clube, ainda sem um time base, estréia em casa dia 20 de janeiro contra o Juventude.
***
Plátanos – O Santa Cruz adiantou cerca de 50 % da verba de televisão do Gauchão 2007. O dinheiro serviu para, que durante esta semana, o clube evitasse um novo leilão do estádio. O presidente do Conselho Deliberativo Fernando Mossman já declarou que os investimento no futebol sofrerão uma baixa acentuada. O “Galo” estréia fora de casa: Dia 24 de janeiro em Vacaria contra o Glória.
***
Baleia – O Guarani de Venâncio subiu e já é forte candidato a cair. O clube está sem presidente e consequentemente sem dirigente na área do futebol. Não tem nem ao menos uma equipe base e a crise financeira instalou-se no Edmundo Feix.
***
Crise – Se este exemplos não servem de consolo, pelo menos uma realidade está apresentada ao público que acompanha o futebol gaúcho.
***
Parceria – Papo 10 com o Luis Fernando Siqueira – o Pelotinha – e toda a equipe da Eldorado de Criciúma no domingo à noite no Terraço Restaurante e Pizzaria. No cardápio, claro, futebol! Até altas horas. Comemoramos.
***
Blog – http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até domingo!