30 maio 2008

BOLA BRANCA 01 06 2008

O principal – Dos vários fatores que um clube ou um time deve reunir para poder postular, com procedência, uma vaga na Série A do Gauchão, ao disputar esta Segundona, um deles, talvez o mais importante, é a integração permanente do pessoal, o compromisso mútuo e a constante doação de cada profissional a causa. É visível como existem alterações, altos e baixos em várias agremiações e como elas vão ficando pelo caminho justamente pela falta desta estrutura. Não é fácil manter um regime profissional para uma competição que exige de cada clube (daqueles que chegam ao octogonal) 42 jogos. Se quarenta e dois jogos já é uma puxada para time grande, para quem tem estrutura, imagina para quem se prepara de maneira improvisada. E assim tem sido: Times, até tradicionais do futebol Gaúcho, com participações em competições nacionais, vão soçobrando pelo caminho. Trata esse lado como prioridade, parece ser esse o grande mérito do mestre. Deixa o homem trabalhar!

***

Diferenças – Chega a impressionar como Guarani-VA e Farroupilha se comportaram de maneira diferente quando se enfrentaram na última quinta-feira. Estive lá em Venâncio e pude testemunhar. Tomei como parâmetro os jogos das duas equipes contra o Pelotas que tive a oportunidade de assistir: Nas duas vezes que enfrentou o Lobão este ano, o Guarani se mostrou uma equipe até ousada, versátil, veloz e com boas jogadas de ataque. Nos clássicos, o Farroupilha até foi mais tímido, mas teve bons momentos, principalmente nos derbys em que atuou em casa. Mas mesmo assim os jogadores se entregaram ao jogo. Aí foram para o jogo entre eles necessitando de uma vitória, condição quase que imperativa e ficaram na defensiva o tempo todo. Os jogadores não se falavam em campo, pouca ação ofensiva das duas partes e tome bola aérea. Não havia o mesmo compromisso. Pareciam outras equipes.

***

Necessidades – O Farroupilha retarda a sua: Que é de uma vitória para quando voltar para casa manter as esperanças. Mas neste fim de semana não há mais como postergar, ou vence e continua sonhando ou dá adeus ao campeonato já que um intruso se meteu no meio: O Riograndense-SM. Quanto ao Pelotas a situação é bem diferente. Joga em casa a partir das três e meia da tarde contra um São Gabriel com problemas e deve manter a escrita. Vencendo quase carimba o passaporte. Faltam 90 dias para o fim do campeonato. É longa essa Segundona!

***

Fatores – Manga deve voltar neste domingo contra o Avenida. Elton Corrêa precisa se envolver mais com o jogo. O que será que ta acontecendo?

***

Direto - Aleixo foi curto e grosso: O Pelotas não libera ninguém nos próximos três meses, data do fim da Segundona!

***
Seleção – Começa o mês de junho e mais dois jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa da África do Sul de 2010. Domingo dia 15 contra o Paraguai em Assunção e no dia 18, uma quarta-feira, o clássico contra a Argentina no Mineirão. Nas fotos eu e o Paulo Martins no Morumbi em São Paulo, cobrindo pela Rádio Universidade, o jogo contra o Uruguai na última rodada.
***
Blogs: http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!