30 novembro 2007

BOLA BRANCA 02 12 2007

Calendário – O jogo deste domingo vale mais do que um simples título de uma competição. Vale mais do que o prêmio de 50 mil reais para o campeão. O jogo entre BRASIL X CAXIAS vale o calendário cheio na próxima temporada, que é a coisa mais importante para um clube de futebol. Um ano com o calendário garantido, ano todo com futebol, representam o planejamento antecipado para a temporada e a garantia de que o clube vai ter um objetivo definido até o fim de 2008!


***

Principais - O futebol gaúcho, hoje, está bem delineado no que diz respeito as suas divisões, clubes e seus respectivos objetivos: Num primeiro plano surge à dupla Gre-Nal com o seu calendário garantido, a busca por participações em competições internacionais e a segurança de que sempre terão um ano cheio. Numa segunda etapa surge o Juventude, hoje rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro, mas que também conquistou uma estrutura que lhe permite ter a certeza de que terá sempre uma temporada completa. E num terceiro estágio aparecem Brasil e Caxias que perceberam que a Série C do Campeonato Brasileiro representa a perspectiva de trabalho para o ano inteiro e com isso proporcionar o retorno ao seus torcedores. O que perder a decisão de hoje vai “sedento” para o Campeonato Gaúcho na tentativa de garantir o “calendário cheio” no ano que vem.

***

Coadjuvantes – Um quarto grupo faz parte do futebol do Rio Grande do Sul! São os coadjuvantes, os periféricos. São aqueles clubes que não sabem o que querem e que se assustam com a perspectiva de jogar o ano inteiro. São clubes menores que relegam competições por não se acharem competentes para as disputas. Entidades em que os dirigentes vacilam com a perspectiva de um calendário anual. Muitos nada querem além de uma simples participação numa ou noutra competição apenas justificar a existência para as suas comunidades. Participam dos campeonatos mais por obrigação do que pela satisfação de uma perspectiva de conquista. Estão mais para nanicos do que para emergentes como querem se auto-rotular alguns.

***

Justiça – Independente do resultado deste domingo, é mais do que justo que Brasil e Caxias estejam na Série C do ano que vem. Que aquele que não for feliz neste fim de semana, que a vaga seja conquistada no Campeonato Gaúcho que começa já em janeiro. A busca podem ter certeza, vai continuar.

***

Reais - O lado principal de se conquistar um calendário cheio e um objetivo é o fator financeiro. O Brasil termina o ano de 2007 com as contas em dia. As rendas dos jogos finais serviram para acertar o caixa do clube. O arrecadado nesta reta final com a venda de ingressos, com os associados que colocaram em dia as mensalidades e que logo em janeiro já terão que estar de volta para o Gauchão, com os dois patrocínios para os jogos finais mais o prêmio da competição e sem falar na cota da televisão que estará entrando logo em seguida, proporcionaram um superávit que há muito tempo não se via no Bento Freitas. Reflexo que só chega para quem planta o ano inteiro e colhe no final. Reflexo que só bate à porta de quem arrisca!

***

Exemplo – Cinco clubes, cada um na sua esfera, fazem a vida do futebol Gaúcho: Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias e Brasil. Cinco forças, cada um na sua proporcionalidade, que movimentam torcidas, que seduzem jogadores, que catapultam profissionais e balançam com as suas comunidades. Cinco exemplos, sempre guardando as proporções, a serem seguidos pela periferia que sonha em ascender no mundo do futebol.
***
Blogs – http://www.pgneto.blogspot.com/
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até domingo!