28 fevereiro 2008

BOLA BRANCA 02 03 2008

Duplex – Brasil e Pelotas voltam a atuar simultaneamente cada qual com o seu desafio. O Brasil começando a rodada e o Pelotas iniciando a Segundona. Na última sexta-feira fomos, eu o Paulo Martins e o Régis Oliveira, logo cedo para Santa Maria para o jogo da afirmação. Uma vitória ou uma atuação convincente com uma pontuação mínima garantida devolve as chances de classificação. Veranópolis e São Luiz jogam no Bento Freitas e a decisão poderá ser justamente nesses embates. Agora, uma derrota para o Inter-SM reconduz o Brasil às dúvidas e incertezas. Começa tudo de novo, estaca zero, e com o Beira-Rio pela frente!

***

Posicionamento – O 3 – 5 – 2 proposto por Lisca está dando certo, talvez mais pela remotivação de todo o grupo do que pelo sistema propriamente dito. Suca já havia testado esta formação e não vinha obtendo o mesmo sucesso. É bem verdade que Régis saiu-se muito bem na função de volante e ajuda a coordenar tanto a marcação no meio de campo quanto na defesa. Era uma necessidade imperiosa esta de acertar o sistema defensivo. Mas tudo isso passou pela sexta-feira. Antes do jogo contra o Inter-SM ainda pairava uma dúvida entre quase todos nós da crônica esportiva e entre os torcedores também: O Brasil reafirmou-se em decorrência das suas novas virtudes ou em cima da fragilidade do Guarany? Esta era uma questão latente antes do jogo de Santa Maria. Como a coluna foi escrita logo cedo, ainda antes da viagem, há essa hora o leitor já tem as suas conclusões.

***

Versátil - De volante a zagueiro. De zagueiro à volante. No momento, sob o comando do técnico de Lisca, Régis mudou de posição. Saiu da zaga e foi para o meio campo. Nas últimas temporadas, o atleta vem revezando entre as duas funções. Como zagueiro, na Copa Amoretty, Régis fez parte da defesa menos vazada do campeonato. Como volante, neste Gauchão 2008, o jogador vem desempenhando, desde a chegada do novo técnico, a função de proteger a defesa, desarmando o ataque adversário e projetando a saída de bola. O esquema parece estar dando certo, pois nos últimos dois jogos o sistema defensivo do Brasil não levou gols e o ataque ainda marcou cinco. Independente da função, uma coisa é certa: a defesa é o forte deste jogador multifuncional e, se a zaga adversária não estiver de olho, Régis ainda vai ao ataque e deixa a sua marca, quase sempre de cabeça.

***

Gol – Rodrigo Silva pode já não ser uma unanimidade para o gol do Brasil. O técnico Lisca já teria inclusive acenado com a possibilidade de fazer um revezamento no gol ou até mesmo aproveitar Marimom na posição. O possível desejo do técnico já não seria segredo entre o grupo! Lisca foi aconselhado a esperar um pouco mais para fazer a mudança!

***

Socyte – Uma das boas atrações da temporada de verão no Laranjal é o tradicional torneio PRAIA 7 que completou este ano a sua 40ª Edição. Na última quinta-feira, mais uma vez, o Estádio da Praia, que é mantido pela Rádio Universidade, esteve cheio para mais uma final do campeonato de verão. Fechamento de temporada com mais um evento esportivo de tradição e com a boa participação do público. Que o PRAIA 7 continue, por muitos e muitos anos, preenchendo um bom espaço para os veranistas dos nossos balneários!

***

Curtas do Gauchão e Segundona!
- Começa a Segundona! Um calvário para muitos!
- Maior público do Gauchão até agora: Inter 3 x 0 São Luiz no Beira-Rio. Mais de 20 mil torcedores!
- Pelotas joga na quarta-feira na Boca do Lobo!
- Santa Cruz mantém a fama de entregão: Perdeu para o 15 de Novembro e ainda vai correr riscos. É só esperar para ver!
- Squema Sports, nova fornecedora de material esportivo do Pelotas, também fornece para a Ulbra/Canoas.
- J.L. Casarin vende a camiseta oficial do Brasil, com ou sem o logo do patrocinador, em até 10 vezes!

***

Blogs: http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!