23 janeiro 2009

BOLA BRANCA 25 01 2009

Em campo – Fiquei sabendo, através de quem a presenciou, que a primeira palestra tática de Cláudio Duarte (foto esq.)foi positiva e com substancial conteúdo. Assim como Tostão escreveu dia desses na Folha de São Paulo, Cláudio tem a convicção que não tem importância saber se um time joga no 4 – 4 – 2, 3 – 6 – 1 ou 3 – 5 – 2. O importante é que haja, por parte do técnico, a definição com clareza das funções de cada jogador e as linhas de marcação e onde elas começam. O time também tem que ter, necessariamente, uma referência de movimentação quando ataca. Cléber foi convidado, para no quadro negro, posicionar um time bem defensivo e Cláudio, com poucos argumentos, baseados na função que determinaria a cada um, tornaria a equipe ofensiva com os mesmos jogadores. A referida palestra foi super bem recebida pelos jogadores, além de participativa.
***

Goleador I – Federação Gaúcha de Futebol instituiu o Troféu Cláudio Milar que será conferido ao artilheiro do Campeonato Gaúcho de 2009!
***

Goleador II – Flávio Dias recusou proposta para vir jogar no Grêmio Esportivo Brasil.
***

Esclarecimentos – A atitude do Grêmio Esportivo Brasil foi franca e direta ao apresentar as suas necessidades para o presidente da FGF, Francisco Noveletto, na reunião da ultima segunda-feira. A única maneira para se colocar o time em campo no Gauchão, seria através de um esforço comunitário coletivo e com apoio financeiro. E foi o que houve. Desnecessária a avaliação do presidente da FGF dizendo que a reunião foi um “balcão de negócios” e equivocada a pretensão do clube em dizer que não vai “abrir” para o Rio Grande os valores que serão arrecadados. É bom que se esclareça também que até a sexta-feira a tarde nenhum centavo do prometido tinha chegado aos cofres do clube. E os jogadores da dupla?
***

Novo técnico – Joel Cornelli (foto dir.) tem na bagagem passagens junto com Tite. Tanto no Caxias como no Corinthians. Tem conteúdo. É pós-graduado na UCS na área de Educação Física, mas estuda futebol. Jovem e pronto para um projeto. O Pelotas está proporcionando a oportunidade. O entendimento se encarregou de atender os anseios dos dois lados. A melhor maneira de se projetar as coisas hoje: Em parceria. Inteligente Joel Cornelli!
***


Chegando à selva - Ao não aceitar o convite do Pelotas para treinar o time durante na temporada 2009, por uma questão financeira, Gilmar Dal Pozzo deu entrada no mundo dos iguais do futebol. Será mais um que vai gravitar em torno das vagas eventuais ou em torno da queda de colegas para assumir um time para treinar. Gilmar pediu ao Pelotas R$ 16 mil por mês e não arredou pé. Com esse valor deixou evidente que não queria vir. O Pelotas lhe oferecia menos, porém a oportunidade de colocar em prática o seu modelo de trabalho e um projeto desde o início e ao longo do ano de 2009, durante as duas competições que o Lobo deverá participar. Uma oportunidade para mostrar o seu trabalho de maneira aberta e desde o início. Talvez Gilmar não tenha tido a coragem de ter assumido essa responsabilidade. Uma pena que não tenha aceitado. Um jovem na profissão que poderia dar continuidade ao seu excelente trabalho, aqui iniciado e que não terá as chances para a sua conclusão. O título de 2008 foi importante? Claro que sim! Merecia valorização? É evidente! Tinha que ter continuidade? É lógico! Não foi como entendeu Gilmar. Deixa o projeto em nome dos milhares de reais que pretende e vai para uma disputa de mercado, onde chegará com o seu bom cartel de campeão da Copa FGF-Lupi Martins, mas também com as dúvidas que um jovem recém lançado no meio futebolístico desperta. Deverá apenas ficar a espreita de uma queda no Gauchão ou qualquer outro torneio do país para subir um degrau pelo atalho. Uma pena: Gilmar deixou de entrar altivamente do mundo do futebol! Será mais um na selva
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***

E-mail: pfgneto@ig.com.br
***

Até a próxima!