13 março 2009

BOLA BRANCA 15 03 2009

Michel Bastos - O ex-lateral, hoje jogando na meia, Michel Bastos, 25 anos, que foi destaque no Pelotas durante a Sul-Minas em 2002, poderá ser a opção do Bayern de Munique para substituir Franck Ribery, já que uma transação envolvendo o jogador francês é dada como certa desde o início da temporada. Um diretor do Bayern de Munique assistiu recentemente Lille e Lyon, pelo Campeonato Francês e ficou positivamente impressionado com o jogador, afirmou o jornal “Sport” da Alemanha, porém ainda existe dúvida se Michel teria condições de substituir Ribery. No jogo, Michel Bastos teve grande atuação e ainda fez um gol na vitória por 2 a 0. Segundo o jornal o dirigente alemão procurou a diretoria do Lille para saber sobre a disponibilidade do jogador em se transferir para o Bayern. De acordo com a matéria, o Bayern de Munique estaria disposto a oferecer 12 milhões de euros por Michel Bastos, cerca de R$ 35 milhões de reais. E por Ribery, o clube alemão aceitaria 40 milhões de euros.
***
O Cruzeiro de Porto Alegre – que abrigou Michel Bastos durante o ano 2000 – está buscando, através de uma ação junto a FIFA, o direito a um percentual sobre o jogador caso se viabilize a transação entre o Lille e o Bayern de Munique. Este percentual é dividido entre os clubes formadores do atleta, que são considerados aqueles que mantiveram vínculo com o jogador até a idade de 21 anos, mas há algumas cláusulas e o atleta não pode ter saído em litígio jurídico com o clube. O percentual é 5% e este valor (equivalente a 5% é dividido pelos clubes que foram formadores. O Cruzeiro também recebe um percentual sobre as transações referentes a Rafael Sobis, que é de 0,8% sobre cada negócio envolvendo o atleta.
***
Michel Bastos chegou ao Pelotas em 2001 com ficha amadora ainda. O seu primeiro contrato como jogador profissional foi na Boca do Lobo. O Pelotas também deverá se habilitar a um percentual. Para isso é necessário um processo junto a FIFA com as devidas comprovações. César Sampaio, em 2007, já queria iniciar esta mobilização.
***
Cadastro - Os torcedores terão que fazer, a partir de junho, um cadastro para comprar ingressos dos jogos de futebol e ter acesso aos estádios. A medida foi anunciada hoje pelos ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Justiça, Tarso Genro. A formalização será referendada amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, o cadastramento vai ajudar na identificação de torcedores que provocarem tumulto dentro dos estádios. O torcedor terá um cartão de identificação que servirá para comprar o ingresso e entrar nos estádios.
***
Estrela - O Botafogo de Futebol e Regatas lançou o projeto "Estrela Solidária". Estive no lançamento, no Rio de janeiro. O projeto faz parte de um conjunto de ações do presidente Maurício Assumpção que quer criar uma extensão no Rio Grande do Sul. Ao fim e ao cabo esta idéia está sintetizada no novo projeto de marketing do clube que é coordenado pelo Diretor de Marketing Marcelo Guimarães (na foto me explicando as etapas a serem estabelecidas). O "Estrela Solidária" vai projetar um conjunto de ações que vai chegar a todo o Brasil. Ações do Botafogo em conjunto com uma série de entidades que visam a responsabilidade social.
***
Até a próxima!

09 março 2009

BOLA BRANCA 08 03 2009

Do Rio de Janeiro

Chego ao Rio, desta vez, com a missão de assar um churrasco para o botafoguense fanático Anderson Simões, eufórico com o título da Taça Guanabara. Minha cabeça saiu do sul com a missão formada: “exaltar” para os botafoguenses a Taça Libertadores que aprendi desde cedo ser o principal campeonato. Já sei que aqui no Rio o debate vai ser acalorado. Eu, com a tarefa de convencer o vice-presidente do alvinegro que o torneio sul-americano é o maior, e de outro lado os cariocas delirando com um simples título estadual conquistado contra o modesto Resende. Nós do Rio Grande percebemos muito antes a importância do maior campeonato da América.
***

O Botafogo, que vou decifrá-lo a partir desta segunda-feira a convite de um amigo que chegou ao segundo posto mais importante do clube, vai ser um desafio. Conhecer as entranhas de um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro será uma honra para este amante do futebol. O time da “Estrela Solitária” é uma entidade que formou opinião pelo país afora em se tratando de futebol no mundo. O Botafogo foi, em determinado momento histórico, o clube que mais forneceu jogadores ao “Selecionado Nacional”, como diziam na época.
***

Aqui no Rio sempre fui um simpatizante do Fluminense. Sou do tempo dos jantares no galeto Tirolês organizados pelo “seu” Esteves. O Botafogo, que também nunca foi um estranho na minha vida – desde os tempos de Mauro Nei – deu margem a este namoro, há cerca de cinco meses. Que coisa louca é o futebol. Cá estou eu no Rio para falar com os campeões da Taça Guanabara. Só sei uma coisa: Muito proveito e aprendizado vou ter por aqui!
***

Copa – O deputado federal Afonso Hamm assumiu esta semana a Comissão de Desporto e Turismo da Câmara dos Deputados. É do ramo e amigo dos clubes do interior do Rio Grande do Sul! Deverá vir ao Rio de Janeiro, logo em seguida, para conversar com que vai definir a Copa de 2014.
***

Avestruz - É de impressionar como existe um grande número de torcedores que tem uma verdadeira paixão por serem enganados. Adoram ouvir somente elogios e mentiras em relação aos seus times. Detestam ficar de frente com o fato! Diante de uma crítica ou uma notícia ruim em relação ao seu time ou clube vociferam contra o agente e esquecem do protagonista da informação. São os torcedores "avestruz": Enfiam a cabeça num buraco na areia para não se darem conta do que acontece a sua volta. O Pelotas poderá não contar com Sotilli na Série B do Gauchão, porque teve outras prioridades. Preferiu não fazer dele a sua principal meta para 2009. É uma questão de avaliação. Quem sabe onde "aperta o sapato" é quem dirige. Sotilli, então, tem todo o direito de buscar espaço em outra agremiação que lhe acolha melhor. Não há nada demais nisso. Na visão de alguns a culpa é de quem está divulgando o fato. Pode?
***

Estréia – O Pelotas vai para o jogo de abertura neste domingo. Não estarei na Boca do Lobo para poder assistir de perto os primeiros passos, mas ficarei na expectativa de ser surpreendido positivamente, mesmo com um time constituído com apenas um atacante. Lembrem-se que este time quer ser o protagonista do campeonato. Aguardarei torcendo para que Michel não “mofe” no banco enquanto Dauri, sobrecarregado, organize tudo lá na frente. Atenção Joel: O Pelotas com dois atacante é o mínimo que se exige. Informe-se!
***

Penha – As dispensas, no Brasil, caracterizam culpas neste momento. Os que erram nas contratações são os mesmos que se equivocam nos momentos derradeiros.

***
Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!