11 dezembro 2009

BOLA BRANCA 13 12 2009

Time - Aos poucos o novo time do Pelotas vai tomando forma. No amistoso deste sábado estava previsto que Jé e Patrick não estariam. Os dois necessitam de melhorar condicionamento físico. Nos treinamentos estão sendo testados os dois sistemas: 4 - 4 - 2 e 3 - 5 - 2. O esquema com três zagueiros forma com o seguinte posicionamento: Jonathas; Jonas, Jonathan e Bruno Salvador; Dick, Gavião, Rodrigo Ribeiro, Maicon Sapucaia e Diego; Tiago Duarte e Sandro Sotilli. É o primeiro esboço de time. Se fizer a variação para as duas linhas de quatro, Jonas passa para o meio campo ao lado de Gavião e Rodrigo Ribeiro com Maicon Sapucaia mais a frente. Sapucaia vai ser o meia titular no início da temporada. Leva a vantagem de ser um dos remanescentes deste ano e bem adaptado as determinações do treinador. Terça-feira à noite será uma boa conferir este novo Pelotas.
***

Papo – Comentário geral de que ao Pelotas ainda falta um zagueiro. Um jogador “Gauchão”! Aquele zagueiro que vem e toma conta da área. Neste grupo atual quem poderá desempenhar este papel? É pauta entre os torcedores o “tal zagueiro xerifão”. E convenhamos, é elemento obrigatório em Gauchão.
***

Natal – A inauguração da loja oficial do E.C. Pelotas, a "Lobomania" será nesta segunda-feira, 14/12, às 19h. A loja está situada no estádio da Boca do Lobo no espaço da antiga secretaria do clube. Na ocasião da inauguração serão conhecidos os modelos dos uniformes 1 e 2 para a temporada 2010.
***

Bruxos – André Luis não escondeu: em entrevista a TVCOM, na última quinta-feira, deixou claro que gostaria de contar com alguns jogadores do São José no grupo do Brasil para a Série B. A solução é aquela conhecida: Contrato com o Rubro-Negro e empréstimo ao time da capital. Jefferson seria o preferido do novo técnico.
***

Gol - Recebi esta semana o exemplar do Anuário do Futebol Pelotense 2009. Um trabalho minucioso e profissional sobre o ano que está se encerrando. Qualidade editorial e conteúdo. Vale comprar e guardar. Parabéns ao colega J. ÉDER que coordenou o trabalho. Tipo da ação que valoriza o nosso futebol!
***

By - O atacante do Inter, o pelotense Taison, já estaria negociado com o Benfica de Portugal. O comentário sobre a transação entre o Inter e o clube de Lisboa foi feito na noite de sexta-feira, durante a 15 a. edição da Multiesporte 2009, pelo jornalista Sérgio Cabral, diante do jogador que recebeu um prêmio especial. Taison, ao lado dos pais de Michel Bastos e do irmão de Émerson da Rosa, esquivou-se e preferiu não comentar sobre a transação, mas sorriu quando foi mencionada a possibilidade de ir para o futebol português.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho – Vol. 1
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense - 3
ALAMIR
Alamir Barreto Borges - Dom Pedrito, RS - Nasc. 19.05.1960.Coringa e cigano do
futebol gaúcho. Boa técnica, versatilidade se adaptando em várias posições. Consciência tática. Atuou na zaga, lateral-esquerda, volante, meia de ligação e ponta-esquerda. Vestiu a camisa de quinze clubes. São eles: Grêmio Bagé, Pelotas, Brasil de Pelotas, Esportivo, Juventude, Ypiranga, Guarani de Venâncio Aires, Figueirense, Fluminense, Internacional de Limeira, Internacional de Santa Maria, São Paulo de Rio Grande, Santa Cruz, Taguá e Palmeirense. Ao deixar os gramados foi auxiliar técnico do Pelotas. Atualmente trabalha no Esporte Clube Pelotas em área administrativa.
***
Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

07 dezembro 2009

BOLA BRANCA 06 12 2009

Fim – Termina neste domingo a temporada 2009 do futebol brasileiro. O Flamengo deverá ser o campeão depois de tanta polêmica durante a semana aqui no Rio Grande do Sul. O Vasco levou a Série B e o América Mineiro a C. Na paróquia antagonismos nas conquistas: Se por um lado o ano foi favorável para o Pelotas com o retorno à Série A, por outro 2009 não deixará saudades para o Brasil. A queda para a Série B do Gaúcho, o “quase” em Minas e as perdas no acidente.
***

Troca – Com a eleição do advogado Adriano Soares de Leon à vice-presidência do Grêmio Esportivo Brasil, quem assume o departamento jurídico do clube é o Dr. Eduardo Szechir. De imediato um imbróglio imenso: Tentar impedir que o time perca o mando de campo em partidas oficiais. Segundo o advogado Alexandre Borda – contratado pelo Brasil para atuar, também, na defesa junto ao TJD – vai ser difícil a desqualificação: - Um saco de pedras que foram atiradas em campo no jogo contra o Inter-B está na mesa do relator, disse Borda em entrevista esta semana. O Brasil pode sofrer uma multa que varia entre R$ 10 mil e R$ 200 mil reais. A interdição do Bento Freitas pode ser de até dez jogos oficiais.
***

Idade de pedra – Atirar pedaços de arquibancada, para dentro do campo, mirando numa pessoa que está trabalhando. Não há mais espaço para isso. O Brasil não escapa de punição.
***

Fantasma - O presidente do Farroupilha, Ewaldo Poeta, reúne a imprensa nesta segunda-feira, a partir das 17h, para falar sobre a situação do clube.
***

Negócio – DVD do atacante Jair circula em São Paulo. Foi levado pelo Eduardo Tejada (Dudu do Terraço) – conselheiro do Grêmio Esportivo Brasil - que cumpriu agenda social na capital paulista. Eduardo e Andréia são padrinhos de casamento do jogador Alemão.
***

S.O.S. - O rebaixamento do Juventude - que encontra dificuldades na sucessão presidencial e acumula uma dívida de 10 milhões - trouxe uma consequência imediata para o trio gaúcho na Série C: A Federação Gaúcha vai ajudar os três clubes.
***

Bola sete – Os rumores começaram durante o sorteio da Copa Libertadores, no Paraguai, na semana passada: Carlos Eugênio Simon, pivô da maior polêmica do Campeonato Brasileiro, não irá para a Copa da África do Sul.
***

Copa 2010 – O sorteio dos grupos da Copa do Mundo revelou, numa rápida análise, um torneio bem nivelado na sua primeira fase. O Brasil enfrentará a desconhecida Coréia do Norte, a perigosa seleção de Costa do Marfim do atacante Drogba e Portugal, que, deverá ser o adversário mais difícil. A Seleção Brasileira deve passar, mas os cuidados serão redobrados.
***

Multiesporte 2009 – Na próxima quinta-feira, no Centro Português 1º de Dezembro, a 15ª edição do Multiesporte. A comunidade pelotense, através do jornalista Sérgio Cabral, reconhecendo os que representaram com êxito a nossa cidade nas mais variadas modalidades esportivas. Claro que o destaque, mais uma vez, recai no futebol: Sandro Sotilli, do Pelotas, e Jair, do Brasil, enaltecem o evento. Abraço Cabral!
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho – Vol. 1
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense - 2

Adilson Oliveira Pinto – Pelotas, RS - Nasc. 09.11.1942. –
Adílson - Lateral direito depois transformado em zagueiro. Jogador de boa técnica, determinado, bom marcador, que iniciou no time juvenil do Pelotas. Atuou uma temporada no Rio Grande, voltando à sua cidade para jogar no Bancário. Em 1962 foi contratado pelo Brasil, permanecendo até o final da carreira, em 1972. Marcou sua história no clube Xavante.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!