21 março 2008

BOLA BRANCA 23 03 2008

Calma – Pensei muito após a boa vitória de Bagé, que referenda cada vez mais o trabalho do Rogério Zimermann, os seus conceitos e a sua disciplina. Mas lembrei também que em 2007, nesta mesma altura do campeonato, o entusiasmo do torcedor do Pelotas não era diferente, talvez maior ainda em decorrência do “efeito” AGS, da comissão técnica liderada pelo Valmir Louruz e com a participação do “Canela” e de todo entorno. Lembram? A parceria ainda causava impacto e superdimensionava as expectativas na Boca do Lobo. Havia uma ânsia quase incontrolável e uma certeza reinava O Pelotas ia subir e com sobra. Todo aquele entusiasmo deu no que deu.
***
Todos os Áureo-Cerúleos percebo, (a segunda-feira passada parece que deu mostras disto e a próxima deverá reforçar) recobraram os sentidos após a “porrada” e voltaram a acreditar o que é absolutamente natural em se tratando de futebol. De repente me apercebi na arquibancada que o entusiasmo tinha retornado ao meu íntimo e também ao do torcedor e comecei a refletir sobre as indagações e as certezas da Segundona para que a euforia passasse.
***
Certeza número 1 – O Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão é uma competição “de chegada” e não “de arrancada”. Sucumbe quem não estiver com esta certeza!
***
Certeza número 2 – Plantel com peças de reposição a altura, compromisso mútuo sem “trairagem” e a disciplina tem que reinar do início ao fim. Sem este conjunto, sem este tripé, o “barco afunda”.
***
Voltei à realidade quando sentei à frente do computador para analisar a tabela de classificação do campeonato e vi que apenas quase metade da primeira fase tinha se passado. Que existem equipes que ainda estão mantendo os 100 % de aproveitamento - o que indica uma superioridade sobre o Pelotas - e que ainda está faltando muito tempo para que se possa fazer uma projeção segura de que o grupo vai se manter monolítico.
***
Mas e as indagações? Bem, as indagações são estritamente no âmbito do futebol. Será que a dupla de zaga Aládio/Rudi vai suportar uma competição longa e desgastante apesar deste excelente início dos dois? Será que não vai faltar um atacante chamado o referência? Será que o técnico Rogério Zimermann vai ficar no Pelotas até o fim do campeonato? Será que os salários dos jogadores serão pagos rigorosamente em dia? Que segundo Abel Braga um dos segredos do sucesso recente do Inter em competições internacionais e da devoção dos jogadores ao clube. São todas indagações pertinentes e que me devolveram a cautela e a razão para analisar os fatos que estão colocados diante do Pelotas.
***
Longe de ser uma análise pessimista esta, acho, é uma identificação da realidade. Não é uma agressão e sim uma provocação. Ao torcedor cabe uma tarefa fundamental e que deu para perceber na segunda-feira passada no clássico contra o Farroupilha o quanto será importante o seu papel: O apoio dele vai ser um diferencial. Nenhum outro time da Segunda Divisão tem a torcida que o Pelotas tem. Com todos estes ingredientes será muito difícil o Pelotas não cumprir a sua trajetória sem obter o sucesso. Basta uma união e um esforço muito grande para atingir a meta estabelecida. Mas todos os ingredientes, necessariamente, terão que estar presente do início ao fim!
***
Capital – Terminei de escrever e me mandei para Porto Alegre para São José e Brasil. Como terá sido?
***
Farroupilha – Vai ser um batalha chegar à segunda fase. Se chegar, só com reforços para ir ao octogonal
.
***
100 Anos – Camisetas estilizadas do Centenário do Pelotas estão à disposição na J.L.Casarin. Não sei se ainda tem. Até quinta a tarde ainda haviam algumas.