19 dezembro 2008

BOLA BRANCA 21 12 2008

Renovação - Conversei com Matteo Chiarelli. Ele é um cara da nova geração. Disse-me que teria topado assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Pelotas, com a intenção de tentar cumprir uma tarefa de elemento catalisador entre as diferenças que, aos poucos, estão diminuindo no clube. É o que parece! Matteo seria também uma espécie de "abre alas" para uma necessária renovação neste momento tão importante do Pelotas.
***

Matteo não estaria destronando compulsoriamente os que tanto fizeram pelo clube, e ainda muito mais podem proporcionar ao Pelotas, mas sim estaria iniciando a construção de um novo ciclo, uma nova geração de dirigentes alicerçada na experiência dos mais velhos e com o apoio deles. Assim como os atuais também um dia se fizeram merecedores do apoio dos seus antecessores. Foi isso que Matteo me fez entender. Os "de agora", a maioria, não compreenderam assim. Acham eles, talvez, que se perpetuarão, é o que parece. Devem entender que são imprescindíveis para o clube. A história confirma que não funciona desta maneira!
***

O cerceamento do nascimento de novas lideranças na Boca do Lobo soa como uma espécie de autoritarismo direcionado e velado. Valorizam o discurso tipo: Não tem quem "pegue"! Ou Ser dirigente é sacrifício! Essas coisas que já estamos cansados de ouvir e que soam como pílulas "douradas" pelos velhos "caciques". Só quem perde com isso é o Pelotas.
***

Vejam bem: Nada desmerece o título de Campeão da Copa FGF nem as pessoas de até aqui. Não é esta a questão! O ano de 2008, mesmo não tendo sido planejado, termina bem. Há que se valorizá-lo cada vez mais. Valoriza-se assim, também todos os que um dia estiveram a frente do Lobão. Só que deveriam também entender sobre a necessidade dos mais novos assumirem responsabilidades. O Pelotas, neste momento, perdeu a chance de renovar. O que perderá amanhã? Uma pena. Quanto mais houver rotatividade e participação melhor. Não será ainda desta vez!
***

Vou dar a minha opinião aqui na coluna, bem antes que esse assunto venha à pauta no Pelotas e entre a torcida. O debate sobre a Série D, como sempre acontece nesses casos, também vai surgir na última hora. Minha opinião é: O Pelotas tem que disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2009! O clube conquistou esse direito e deverá se preparar para tal. Isso envolve mais dedicação, mais trabalho e muito mais envolvimento de pessoas no departamento de futebol. Toda a equipe, ou clube que se preze, e que conquista direito a disputas, não pode abrir mão delas, sob pena de escancarar a sua própria ineficiência. O Pelotas tem que formar um grupo que possa atender as duas competições, já que em determinado período, cerca de 40 dias, elas se ficam sobrepostas e isso vai exigir um esforço redobrado de todos os profissionais. Mas time de futebol que quer crescer tem que passar por esses obstáculos e superá-los. O Pelotas já deu mostras que pode sim conquistar o título da Segundona, com este grupo que aí está - claro que com reforços - e ainda fazer uma boa campanha na Série D do Campeonato Brasileiro ou até mais do que uma simples "boa campanha". O calendário nacional da CBF contempla 100 clubes: 20 na Série A, 20 na Série B, 20 na Série C e 40 na Série D. O Pelotas está nele, conquistou esse direito e aquele que o deixar de fora estará lesando o clube. Qualquer teoria que pregue o contrário é uma teoria derrotista.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/

E-mail:
pfgneto@ig.com.br

***
Feliz Natal!
Até a próxima!