27 outubro 2006

BOLA BRANCA - 29.10.2006


BOLA BRANCA - Paulo Gastal Neto

http://bolabrancadiariodamanha.blogspot.com/

***
Esportes – André Guerreiro com Joaquim Cruz. Joaquim é uma referência para o atletismo brasileiro e está sempre presente nas competições da modalidade assim como Guerreiro que é médico da confederação. Joaquim Cruz confidenciou ao médico pelotense que a equipe brasileira tem plenas condições de ser “Ouro” no Pan do Rio de Janeiro em 2007. A R.U. e esta coluna vão contar com a contribuição editorial destes dois nomes do atletismo nacional. Um na área técnica e outro comentando as condições dos atletas. Bom para os ouvintes, bom para os leitores.
***
Parceria – Definitivamente avançou mesmo nestes últimos dias esta nova concepção que será adotada pelo “Lobão” daqui para a frente. Começou timidamente, mas já dá mostras de que será a “âncora” do clube para um futuro quase que imediato. Nem se falou em recursos, aliás, até se fugiu do assunto durante este período de permanência dos interlocutores de São Paulo por aqui, mas o que ficou parece que é o principal: Gestão!
***
Nada se faz, com ou sem dinheiro, se não houver um modelo de gestão eficiente e com foco na atividade fim. Neste caso o futebol.
***
Alguns ainda não dimensionaram bem o que pode vir por aí em termos de renovação de mentalidade no Pelotas. Mesmo que as alterações comecem com alguma timidez elas já serão notadas tão logo essa gestão focada seja instalada.
***
Não se diz seguidamente que se as coisas dentro de campo vão bem geralmente é em decorrência das ações que ocorrem fora dele? O Pelotas se prepara para aprimorar-se fora de campo, então é de se imaginar que as coisas dentro dele vão evoluir. É a “lei natural”.
***
Falou-se que Grêmio e Fluminense queriam esta parceria com a AGS para as suas categorias de base. Parece que este dado é um outro componente que contribui para dimensionarmos para onde está indo o “Lobão.” É mais do que apenas uma referência!
***
Base - E de repente com um trabalho quase pífio, com a luta de um ou outro abnegado, surgem como do nada quatro jogadores na Boca do Lobo. Matheus, Felipe, Cristiano e Fernando. Todos com algo mais do que apenas a vontade de jogar, o que já é um indicativo de “promessa” ou mais do que isso.Imagine se houvesse um trabalho estrutural de base. A famosa gestão a que o início da coluna se refere. Surge ao natural.
***
Fôlego – Não é ainda tempo de achar culpados ou procurar erros. Não será necessário também. O certo é que não havia um projeto efetivo para a suba para a “Série B” do Campeonato Brasileiro. As coisas foram acontecendo desde o início de maneira casual. Desde a conquista da vaga na “Série C” que aconteceu com desistências até as classificações subseqüentes que foram obtidas com méritos. Fica um gostinho de quase que pode ser o tempero para 2007. Aí sim com uma pauta estabelecida, um foco: O Brasileiro!
***
Cola – Inter continua na rabeira do São Paulo. É a “cisma” do time gaúcho: Perder campeonato para os paulistas. No ano passado foi para o Corinthians. Pelo menos neste ano o título será decido dentro de campo!
***

Feira – Lançamentos sobre esportes, sobretudo sobre futebol, é o que não falta nesta 34ª. Edição da Feira do Livro de Pelotas. Lembro que no ano passado fiz uma relação de livros sobre o assunto aqui na coluna. Esta semana será de prospecção e no próximo domingo será da divulgação. Aguardem, mas visitem a Feira.
***
Blog – http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!