12 junho 2009

BOLA BRANCA 14 06 2009

Bola parada – Tenho dito no Papo da Bola da R.U. que Deivid tem que ser titular do Pelotas, no lugar de Mateus na ala direita, no caso específico da utilização do esquema 3 – 5 – 2 . Nesta variação a equipe tem que ter alas e não laterais. Pela esquerda, Xaro cumpre a rigor a função, mas pela direita o mesmo não acontece, pois o jogador Mateus, apesar da sua força e dedicação, não é ala, é um lateral direito com todas as características. Deivid, ao entrar na posição na última quinta-feira, comprovou essa teoria na prática. Beto Campos começa a perceber isso, também! Deivid tem outro atributo fundamental: Ele qualifica ainda mais a tão decantada “bola parada” do Pelotas que substitui com eficiência as carências de criação do meio de campo do time. Com Deivid em campo o 3 – 5 – 2 proposto pelo técnico ficará muito mais eficiente, faltando apenas um dos zagueiros se desprender com mais desenvoltura quando o time estiver atacando. Essa não é mais uma reivindicação de torcida e sim uma constatação óbvia.
***

Avaliações - Itamar Schülle, ex-técnico do Brasil e do São Luiz, estava no Parque do Lami na tarde de quinta-feira. Rasgou elogios ao time de Beto Campos e lascou: O Pelotas será uma das equipes que vai para a “Série A” em 2010. Armando Desessards também estava no estádio assistindo o jogo. O Pelotas começa a despertar atenção do "mundo do futebol" Gaúcho.
***

Eletrônica - A automação do acesso ao estádio Bento Freitas, que começa neste domingo, nasceu no Rio de Janeiro em conversas entre o presidente Hélder Lopes, dirigentes do Botafogo e empresários do setor. Hélder visualizou a possibilidade imediata de acabar com a evasão, um problema crônico nos jogos, e foi à luta: Encontrou na Connexus - http://www.webconnexus.com.br/ - uma empresa gaúcha, a parceira que começa a implantar o novo sistema já neste domingo. Segundo dados dos empresários do setor, o incremento imediato pode ser de 15% na renda bruta de um jogo de média importância. Em um jogo de grande público este incremento pode chegar a mais de 20% na arrecadação final do jogo. É o fim do desperdício.
***

Recomeço – Eraldo deverá ter Acerola ao seu lado no ataque neste domingo de reabertura oficial do Bento Freitas. Marcelo Régis poderá entrar no decorrer do jogo, mas Kelson, recuperado, será o titular.
***

Identidade - Um aspecto positivo é que vários jogadores que estão hoje no Brasil estiveram no futebol catarinense no primeiro semestre e por isso conhecem muito bem o adversário. Este é um fator que contribui muito para aspectos positivos ao jogo: O Criciúma não será um time estranho aos Rubro-Negros!
***

Bra-Pel – Nas fotos, no Mercado Del Puerto em Montevidéu, no sábado passado, a harmonia do torcedores de Brasil e Pelotas.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***

E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

08 junho 2009

BOLA BRANCA 07 06 2009

De Montevidéu

Não gosto de estatística no futebol. Comparações. Invicto a tantos jogos. Não leva gols a tantos minutos. O futebol não é exato. Aqui em Montevidéu se fala que o Brasil não ganha há 33 anos do Uruguai. Ninguém que está aqui tem alguma coisa a ver com este número que procura revelar, parece, somente insucessos do Brasil diante do Uruguai. O que me interessa é ver um time que possa ter uma proposta para se ganhar uma Copa do Mundo. Interessa-me ver Felipe Melo. Assistir uma grande atuação e reafirmação de Kaká. Confirmar o que penso: Gilberto Silva não vai estar no time daqui a um ano na Copa da África. Enfim, rever a Seleção com todas as suas perspectivas e os desígnios impostos pelos uruguaios. Brasil e Uruguai é sempre um ápice do futebol.
***
O Brasil conseguiu vencer na capital uruguaia apenas três vezes na história. Foram 24 jogos, com 11 vitórias do Uruguai e dez empates. O último aconteceu há 33 anos: 2 a 1, pela Taça Atlântico, com gols de Nelinho e Zico. Ontem? Como terá sido?
***
Eu estava no Morumbi no último encontro entre Brasil e Uruguai antes do jogo de ontem. Foi no dia 21 de novembro de 2007 e o time uruguaio naquela oportunidade jogou melhor, mas perdeu. O atacante Pablo Forlan disse aqui que se a equipe conseguisse repetir aquela atuação teria boas chances de vitória.
***
Os brasileiros fizeram a festa neste sábado no “Mercado del Puerto” (foto) uma das principais atrações e roteiro obrigatório da capital uruguaia. A tradicional “parrilla” foi a pedida.
***
Camisetas da dupla Bra-Pel circulando por Montevidéu durante o fim de semana!
***
O professor Aldyr Garcia Schlee, o desenhista que projetou a camiseta da Seleção Brasileira está em Montevidéu. Cumpriu a sua agenda no Centenário. Veio tranqüilo no grupo da Ferreira Turismo. Acredite: Schlee torce pela Seleção do Uruguai.
***
Após o jogo deste sábado, a Seleção Brasileira embarcou para Recife, onde enfrenta na quarta-feira, 10 de junho, o Paraguai no Estádio do Arruda.
***
Nota 10 para a organização da Ferreira Turismo!
***