20 outubro 2006

BOLA BRANCA 22.10.2006

Retorno – Este espaço que foi criado logo após a Copa do Mundo de 1998, quando retornei da França, volta a se chamar Bola Branca. É uma alusão ao entendimento que deve prevalecer no futebol. Adversários sim, inimigos não! É uma forma de simbolizar, com o branco da paz, o entendimento e o respeito mútuo que deve haver entre os que fazem o dia-a-dia deste esporte, sobretudo daqueles que formam opinião.
***
Decisão - Foi opção minha não mais escrever no site Futebol na Rede. O http://www.futebolnarede.com.br/ é fruto de um trabalho sério e absolutamente idôneo feito pelo Fábio e pela Jack que merecem todo o nosso respeito e confiabilidade. Deixei de enviar as colunas por não concordar com um colega que invariavelmente vem atingindo de forma vil e rasteira o Esporte Clube Pelotas e a sua torcida. Como não compactuo com aquelas posições resolvi rebate-las de forma forte e derradeira para defender a honra, as tradições e o respeito deste clube que fará 98 anos. Resolvi pedir que não mais ficasse o meu trabalho exposto ao lado do trabalho dele, só isso. Não existe aquela frase: - Os incomodados que se retirem?...Pois bem! Caso encerrado e bola pra frente!
***
Internet – A coluna continua na internet! Agora no seguinte endereço: http://www.bolabrancadiariodamanha.blogspot.com/
***
Futebol – E então aparece um Grêmio Barueri da vida e o futebol pelotense já retorna a condição de coadjuvante. Falta muito ainda! Não é crítica a trabalhos, é falta do algo mais mesmo. Recordo-me dos campeonatos gaúchos a fio em que a dupla Gre-Nal vinha jogar na Boca do Lobo ou no Bento Freitas. Jogos duríssimos e eles iam uma ou duas vezes ao ataque e? Gol! Saíam daqui com o um a zero minguado, mas com a vitória. O diferencial é jogar bem? É! Mas é vencer também! Este é um fenômeno que não acontece somente no Bento Freitas. Quando o Pelotas estiver na fase final da Copa FGF vamos ver se o time vai manter o mesmo ritmo? Se vai conseguir se sobrepor aos que também querem o título da Copa? Aí é a hora da diferença, do algo mais, do jogador que desequilibra, do jogar bem e vencer! Essa é a questão: Coadjuvantes...até quando?
***
Em tempo – Claro que nada está perdido, deve estar pensando o torcedor. Mas que as dificuldades para nós são maiores, ainda são!
***
Escolha – Em Minas é no contra-ataque hoje. É repetir Salvador! Na quarta, na Paraíba, também.
***
Estratégia – O Jair Galvão tem uma só preocupação agora. É a preocupação de todo o Pelotas: Chegar à fase final – ao mata-mata – com todo o grupo a disposição. Limpar cartões e recuperar lesionados passou a ser a prioridade na Boca do Lobo. Ta certo ele!
***
Galvão – Por falar em Jair Galvão, é admirável o esforço dele para com o Pelotas e o pouco reconhecimento, principalmente por parte da torcida. Mas cada um com o seu papel e ao seu tempo. Sem comparações. A história do clube agradece!
***
Ajuda – Se venceu o Ipiranga ontem em Sarandi o Pelotas contribuiu decisivamente para a classificação do Brasil à próxima fase da Copa FGF.
***
Blog – E continuam as visitas, mesmo contra a minha vontade: http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

19 outubro 2006

BOLA BRANCA - 15.10.2006


Paralelo – O bom resultado da Fonte Nova altera um pouco o raciocínio que fizemos no Papo da Bola da R.U. Os adversários na busca pela quarta vaga, além do Brasil, seriam Grêmio Barueri (SP), Treze (PB), Ipatinga (MG) e Ferroviário (CE), partindo de uma premissa que Vitória, Bahia e Criciúma conquistariam as três primeiras posições. O “Xavante” disputaria um campeonato a parte contra os outros quatro teoricamente mais fracos. Não está totalmente descartado este pensamento, agora com uma vantagem: O ponto conquistado em Salvador. Qualquer diferencial contra a dupla baiana e a equipe de Santa Catarina soma.
***
Frente – É correto dizer que Cézar, Cláudio Millar e Matão são os principais atacantes do time “Rubro Negro”. Mas existe certa contradição em não optar por Elivélton se já está caracterizado que uma das principais opções é o cruzamento. Pois então - a bola aérea que parte invariavelmente do jogador uruguaio tem que encontrar alguém.
***
Retorno – Evaldo e Régis voltam hoje após cumprir suspensão!
***
Baixa – No entanto Renato e Willian estão fora por suspensão.
***
Futuro – Dudu “encheu os olhos” da torcida baiana na última quarta-feira. Os da crônica esportiva também. Logo ali vai passar “uma barca”!
***
Competições – Assim como o Brasil, o Grêmio Barueri também disputa uma competição paralela ao Campeonato da Série C: É a Copa Federação Paulista de Futebol. O time da grande São Paulo enfrentou ontem o Bragantino, já o Brasil enfrenta amanhã o Farroupilha no Bento Freitas em mais uma edição do clássico Bra-Far.
***
Local – Adversário do Brasil hoje está sediando os seus jogos na capital paulista no estádio Parque Antártica do Palmeiras.
***
Florestal – Sigo pra Lajeado logo cedo para acompanhar o Pelotas. O time voltou a jogar bem, sobretudo Evandro Brito que reapareceu com eficiência no ataque. E o Carlão hein? O cara quando resolve utilizar a força e subir acaba se tornando um atacante também. Na quarta contra o Zequinha Carlão foi um dos destaques.
***
Deu – “98 anos sem fechar!” Que saco ter que ouvir toda hora essa frase que já não causa mais efeito algum! Não percebem que já esgotou? E o time pro futuro? E o que interessa?
***
Errei – O leitor, óbvio que percebeu: Não era o Éverton Severo a dúvida do Paulo Porto relatada domingo passado aqui nesta coluna e sim Elivélton. Assim como Obina do Flamengo, que marcou dois dos quatro gols no Fluminense e se redimiu com a torcida Rubro-Negra carioca, Elivélton caiu nas graças do torcedor daqui ao marcar dois dos quatro gols no clássico Bra-Pel. Para quem utiliza tanto a bola aérea é de se imaginar que ele possa ter um lugar na equipe.
***
Blog- www.pgneto.blogspot.com
***
E-mail - pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!