12 setembro 2008

BOLA BRANCA 14 09 2008

Do Rio de Janeiro

O meio-campo Diego, na zona mista, após BRASIL X BOLÍVIA, aumentava o "chororô" que pode culminar com a demissão de Dunga. Mas quando? Essa é a questão crucial que vive a CBF.

***
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, saiu apressado e sem falar com ninguém na última quarta-feira no Engenhão. Estava super irritado com a atuação da Seleção Brasileira e mais ainda com o resultado de zero a zero contra o modestíssimo time da Bolívia. O dirigente máximo da Seleção saiu sem ao menos falar com qualquer integrante da Comissão Técnica, pois estava de “cabeça quente” e, talvez, com receio de agir precipitadamente.
***

Paira uma dúvida entre os dirigentes da CBF: Não sabem se demitem o técnico Dunga agora ou se aguardam o ano que vem para tomar uma decisão. Ricardo Teixeira teria chegado a conclusão de que a escolha de Dunga, que jamais treinou qualquer equipe de futebol antes de ser técnico do selecionado nacional, foi um erro cometido e que precisa ser corrigido.
***

Mas o caso agora é saber em qual momento essa atitude deverá ser tomada: Esta era a maior especulação na quarta-feira após o jogo. Daqui a 15 dias Dunga deverá convocar os jogadores que jogam no exterior para as partidas contra a Venezuela (dia 12 de outubro possivelmente em Caracas) e contra a Colômbia (dia 15 de outubro em local ainda a ser definido aqui no Brasil). Se nesses próximos quinze dias Dunga não for “degolado” terá uma sobrevida como técnico, pois não será demitido depois de escolher os jogadores para os dois jogos.
***

Mas tem um entrave importante que é o seguinte: É a fidelidade dos jogadores a Dunga. A CBF teme que quem quer que seja escolhido para substituir o técnico, ele vai enfrentar uma resistência inicial o que seria muito ruim a esta altura das eliminatórias. É bom lembrar que quando Vanderlei Luxemburgo foi demitido após Sydney a situação era muito parecida. O auxiliar de Luxemburgo, Candinho, dirigiu a Seleção por um jogo até a chegada de Leão que ficou por apenas três partidas que foram um fracasso: 1 a 0 contra a Colômbia, derrota para o equador por 1 a 0 e empate contra o Peru em 1 a 1. Aí chegou Felipão que fez a sua estréia em Montevidéu e perdeu para o Uruguai por 1 a 0, na quarta rodada do segundo turno, e só foi classificar o Brasil na ultima rodada contra a Venezuela com uma vitória de goleada: 6 a 0.
***

O primeiro jogo pelas eliminatórias em 2009 será em março contra o Equador, em Quito! Seria esse o limite máximo para a troca do técnico Dunga. Exatos um ano antes da Copa da África do Sul em 2010. Mas só que desta vez parece que Felipão não está à disposição. Quem seria o escolhido? A bolsa de apostas já “ferve” aqui no Rio de Janeiro e a cada “zona mista” após os jogos da Seleção Brasileira...!
***

Futsal - Mandei a coluna daqui do Rio antes de rumar para Tapejara para o jogo da UCPEL contra a equipe do Bom Gosto pelo estadual Ouro de Futsal. Na semana passada o Jorge Moro nos falava, no Papo da Bola da R.U., o quanto caiu em descrédito este campeonato que já foi um dos melhores do país. Mas sempre há curiosidade em se tratando de futebol.
***
Nas fotos abaixo a direita: Eu e o Flávio Maranhão que colaborou na transmissão pela R.U. e o Engenhão, quase vazio para um jogo oficial da Seleção Brasileira.
***