07 dezembro 2007

BOLA BRANCA 09 12 2007

Pausa – O futebol da um intervalo para que os clubes apurem os seus processos sucessórios. O Brasil, se percebe, deve reconduzir Hélder Lopes. Dizem os “Rubro-Negros”, muitos deles, que não pode o clube entrar na conversa do “eu” e sim pensar no todo. Que se o clube relegar o atual presidente vai cometer um erro. Foi este o tom das conversas esportivas da semana.

***

As conquistas de 2004 – Torneio de Verão, Campeonato da Série B e a recomposição da dívida trabalhista – são do período Humberto Santo, inegável, mas não são conquistas de um homem só, disseram os interlocutores. Por outro lado Hélder cobra mais participação para 2008. Este ano, em muitas oportunidades, o presidente apareceu só. Exige mais gente ao seu lado. Começa com a indicação do Daniel Halfen para o futebol. André Guerreiro foi decisivo na costura.

***

O ex-presidente Ivânio Branco de Araújo, homem de opinião forte no Conselho Deliberativo e decisivo na vida do clube nos momentos mais delicados, deixou claro que seu apoio é para a continuidade do atual grupo de trabalho e se possível com a chegada de novos nomes. Que em nenhum momento fez anúncio com outro conteúdo!

***

O Brasil, ao fim e ao cabo, aos poucos vai fazendo a sua renovação. A “Velha Guarda” vai observando a chegada dos mais novos aos postos chaves do clube. Uma transição natural que renova e leva novos nomes aos torcedores. Se não há nada revolucionário, que pelo menos se faça uma renovação gradual. Renovam-se assim as esperanças também!

***

No campo – O Brasil não tem muito tempo para pensar em recompor o seu grupo. Suca permanece com Hélder, mas o técnico perde Terrão, Carlos Alberto e Pedro Ayub. Três jogadores fundamentais na manutenção da estrutura do time. Maycon Sapucaia – meia destaque no Sapucaiense e mais recentemente no Ypiranga – está na lista. O lateral Thiago Machado – Náutico, Santa Cruz, Criciúma, Caxias e América-RN - está acertado. O volante Willian e o meia Lucas Vivian também estão na mira do Brasil. Mais nomes devem surgir durante a próxima semana.

***

Decepção – Não dá ainda pra medir o tamanho do desencanto dos Áureo-Cerúleos que começaram a ser iludidos no fim do ano passado e ao fim de 2007 são golpeados diariamente. Não bastasse mais um fracasso no futebol, com pouco mais de um ano a parceria entre Pelotas e AGS, uma das últimas esperanças da gente “Áureo-Cerúlea”, está a ponto de ser rompida. Os três gestores - Rodrigo Aguiar, Fábio Gentile e Cezar Sampaio - mesmo que tenham sido enfáticos na R.U. que querem permanecer no clube, estão sendo alijados do poder. Que o Pelotas se cerque de bons argumentos. E bons advogados.

***

Zimermann – Anunciar o ex-técnico do Brasil com toda a ex-comissão técnica como possíveis salvadores do Pelotas é o máximo de criatividade que apresentam os novos “velhos” tempos que estarão de retorno à Boca do Lobo. É a comprovação, o carimbo, de que as velhas práticas, tão condenadas por eles mesmos (curioso não), estarão de volta. Rogério deverá trazer os seus jogadores também e o telefone vai voltar a funcionar para uma ou outra contratação também. O “bruxismo” retornará e quem sabe até...deixa pra lá! Torcedores: Preparem-se para mais 100 anos sem mudanças.

***
Blogs – http://www.pgneto.blogspot.com/
www.futeboldepelotas.blogspot.com/
***
E-mail: mailto:gastal@futebolnarede.com
***
Até domingo!