14 novembro 2008

BOLA BRANCA 16 11 2008

De Cascavel - PR

Nível - São superiores os jogos da 35a. Taça Brasil de Futsal e a UCPEL começou bem. Uma estréia difícil contra a equipe aqui de Cascavel: 4 a 4. E no segundo jogo uma excelente vitória sobre o time de Horizontina: 3 a 0. Complicado fazer um prognóstico para o restante do desenrolar do grupo I que se encerra neste domingo, mas fica a experiência, a dedicação, o comprometimento técnico e tático dos jogadores da Católica e, sobretudo, a permenência
de Pelotas como referência no Futsal nacional. Isso é inegável.
***
Comando - Não é fácil coordenar um grupo de jovens numa competição como esta Taça Brasil. Os jogadores da UCPEL estão enfrentando equipes que freqüentam a Liga Nacional e, muitos deles, já vestiram a camiseta da Seleção Brasileira. Isto exige comando e profissionalismo e é isso que o técnico Betinho e o Eduardo Folha, juntamento com o Jorge Moro passam para a garotada. Mesmo ainda sendo um projeto que busca afirmação, a UCPEL já deu provas de que agiu certo na montagem do grupo de trabalho.
***
Mudanças - Quem não tem acompanhado FUTSAL deve ficar impressionado com as mudanças que o esporte sofreu com a passagem do tempo. Hoje o FUTSAL moderno é completamente diferente daquele dos tempos românticos. É assim também com o futebol de campo: Ou não?
***
Fotos - Nas fotos a equipe da UCPEL nesta TAÇA BRASIL DE FUTSAL em dois momentos: A seriedade que antecede um jogo e o momento de descontração que é fundamental para se passar um longo período juntos.
***
Pernas - Ouvi a entrevista do Beto Almeida após o jogo do Serra Dourada: Não é fácil chegar à frente em uma competição. Quando afunila tudo pesa. No Brasil está contando muito a longa temporada e o cansaço que o grupo está sentindo. O fato de Pelotas ficar distante de todos o restante das cidades dos adversários tem tornado cada jogo uma intensa maratona
para se chegar a ele. Quandop o juiz apita o início da partida o desgaste já se faz presente.
***

Espera - Disse aqui neste espaço na semana passada que a Boca do Lobo esperava a vinda de Bebeto. Alguns entenderam como se fosse a chegada dele no Pelotas para treinar a equipe do Lobão. Não! A Boca do Lobo espera o Bebeto para a partida decisiva contra o Riograndense-SM. Só isso! Enquanto Bebeto Rosa estiver dando respaldo ao anti-jogo, aos procedimentos que promovem o anti-futebol, como invasões de campo e má conduta profissional, estará distante de um grande clube. O que o Riograndense fez e o Inter de Santa Maria também promoveu em 2007 não condiz com o profissionalismo exigido por todos que labutam no dia a dia do futebol.
***

Mesa - Alô Ricardo Gurvitz! Se pudesse mandaria abolir o "alho" do mundo. Que coisa impressionante. Por onde se vai aqui no Paraná, em cada cozinha, parece que o "alho" é o prato principal. Até um simples franguinho no espeto me enganou esses dias no almoço. Era puro alho. Como tenho passado mal por aqui.