23 outubro 2009

BOLA BRANCA 25 10 2009

Em busca de um futuro

Luis Antônio de Mello Aleixo foi eleito novamente presidente do Pelotas na última segunda-feira. Já fora em outras oportunidades: 1978 e 1979; 1983 e 1984; 1997 e 1998; E agora, desde 2007, com algo mais a fazer: Já tinha a missão conciliadora e apaziguadora e agora necessita encontrar um futuro para o clube. Aleixo - é desnecessário dizer - tem uma história dentro da instituição e tem luz própria no Pelotas. Em decorrência da história recente vivida pelo Lobão, tornou-se o homem ideal para amenizar os efeitos do “racha” que o clube vive depois de dois processos eleitorais que o dividiram em facções.
***

São pelo menos dois grupos antagônicos que não se bicam. Seus integrantes propagam a intolerância mútua por onde passam. O Pelotas, pós-processos de 2002 e 2003, saiu fragilizado, dividido e cambaleou até o rebaixamento em 2004. De lá para cá, qualquer que sejam as opções ou alternativas para o comando do clube, e que tenha um mínimo de suspeita de ligação com um dos pólos a insurgência nos bastidores começa imediatamente sem se “pesar” as conseqüências. O extremo chegou quando em determinado período, as derrotas do time em campo, eram comemoradas pelos oponentes de plantão.
***

O outrora forte Lobão, após a desastrosa experiência com a AGS, havia se transformado num fracote e inofensivo “ratinho”. Seria necessária uma solução que estancasse a hemorragia interna e a única saída encontrada e palatável para as duas vertentes tinha um nome: Luis Antônio de Mello Aleixo. Ele passou a ser o responsável pelo equilíbrio no momento de maior turbulência tratando diretamente com os mais sensatos das duas alas.
***

Com história e vida própria, Aleixo puxou para o seu lado a responsabilidade e tornou-se a única saída viável para um Pelotas quase destroçado. Mesmo depois de viabilizar uma solução que seria inicialmente transitória, um novo caminho não foi encontrado e o Pelotas não tendo outro nome capaz de unir as duas correntes, vem encontrando no homem apoiado por Alcir, a saída que continua se perpetuando para que o clube não caia novamente numa disputa interna desgastante.
***

Para os de fora Aleixo habilmente diz que o clube tem que encontrar um “novo nome”, uma solução nova, porém ele sabiamente teme que internamente qualquer um que surgir e tiver um mínimo de vínculo com um dos lados será sumariamente “abatido” e “servido às feras” antes mesmo de ter o seu nome lançado no Conselho. Aleixo, com a sua experiência, desta vez foi além: foi buscar um jovem colaborador para ser vice-presidente, além do fiel amigo e ex-presidente Alcir, e assim tentar começar a formar uma nova vertente que miniminize a intolerância que existe na política interna do Pelotas.
***

O clube da avenida viveu – na última segunda-feira - mais uma reunião com declarações recheadas de bravatas e olhares cínicos, porém, mais uma vez, o encontro deixou claro que o Pelotas tem um problema complexo, premente onde não encontra uma solução: O futuro. Sem conciliação interna e sem um novo nome para unir o clube, Aleixo vai sendo a única solução capaz de manter um mínimo de harmonia interna no Pelotas tentando, paralelamente agora encontrar um futuro menos conflituoso.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

19 outubro 2009

BOLA BRANCA 18 10 2009

Norte - A partir de um projeto de gestão, implantado em abril deste ano, o Grêmio Esportivo Brasil já profissionalizou o Departamento de Futebol, implementou o Departamento Técnico Científico e está profissionalizando mais uma área: o Marketing. O setor responsável pela imagem do rubro-negro será gerido pela agência de publicidade ‘Me Gusta’, que firmou uma parceria com o clube. De acordo com a diretoria do Brasil, entre as prioridades do novo departamento, está planejado um trabalho para campanha ativa de sócios e a criação de um material de divulgação para possíveis investidores e patrocinadores do clube. Porém, os dirigentes também já pensam em ações de médio e longo prazo, como, por exemplo, o marco do centenário Xavante, em 2011, quando o Brasil deverá estar ainda mais cercado de especialistas.
***

Profissionalização - Além da parceria com a agencia, mais um especialista foi contratado essa semana. Trata-se de Márcio Vieira, profissional das áreas de Direito e Educação Física, que vai operar como Gerente Administrativo e Supervisor de Futebol. Entre outras coisas, Márcio será o responsável pelo controle de todo o material de trabalho do elenco Xavante, e pelas logísticas de treinamentos, jogos e viagens da delegação. Além de controlar a parte de recursos humanos do clube rubro-negro.
***

Três - Tripé importante do novo sistema Rubro-Negro esteve no Papo da Bola da R.U. na última sexta-feira: Júlio Couto, diretor do departamento técnico cientifico, Marcelo Cé, preparador físico e André Guerreiro, coordenador do departamento médico do clube.
***

Arquibancada – No Lobão, uma campanha para arrecadar fundos para a obra da arquibancada está em pleno andamento. A obra é coordenada pelo ex-presidente Manuel Soares e quem trabalha na arrecadação de fundos é o Geraldo Otto. O Otto, com quem falei esta semana, tem excelentes idéias para a área do patrimônio do Pelotas. Quem quiser ajudar pode fazer contato com o telefone dele: 53-9982661
***

Gauchão 2010 – O Avenida de Santa Cruz do Sul prepara um boa equipe para o campeonato do ano que vem sob o comando do técnico Hélio Vieira e do gerente de futebol Lúcio Collete. Alguns nomes que vão compor o elenco do periquito: Os zagueiros Ramón e Rudi; Os laterais Barão e Marciel; Os volantes Pierre, Carlos Alberto e Dega; Os atacantes Kelson, Anderson Potty e Warley. O destaque do time deverá ser o meia Miro Bahia, o maior salário do clube: Recebeu 20 mil reais para assinar contrato e ganhos de 15 mil mensais.
***

Calendário – Próximas etapas da CBF e Seleção Brasileira: Amistoso contra a Inglaterra dia 14 de novembro em Doha, no Catar. Sorteio DOS GRUPOS DA COPA 2010 dia 4 de dezembro na Cidade do Cabo – África do Sul no Cape Town International Convention Center.
***

Livro I – O advogado Vilson Farias (foto), desportista e companheiro de viagens nos jogos da Seleção Brasileira, lança o livro “Temas de Direito Criminal”, na próxima quarta-feira a partir das l7h30min na Livraria Mundial. Abraço ao amigo!
***

Livro II - Durante a Feira do Livro será a vez dos jornalistas Nauro Júnior e Eduardo Cecconi lançarem a sua obra: “A noite que não acabou”! A história dos bastidores que vitimou a delegação do Brasil de Pelotas no dia 15 de janeiro deste ano causando a morte de três integrantes. O livro tem prefácio do professor Aldyr Garcia Schelle. As duas obras são editadas pela Editora da Livraria Mundial.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!