23 janeiro 2010

BOLA BRANCA 24 01 2010

Da mesma maneira – Beto Almeida tem dito que o comportamento do Pelotas será o mesmo tanto fora quanto na Boca do Lobo. Os dois primeiros jogos confirmaram a tese do técnico do Lobão. O time não se intimidou diante do poderio do Juventude e partiu pra cima sem aquele sentimento de inferioridade que norteia as equipes do interior fora dos seus domínios. Caxias foi uma exceção ou será a regra? Claro que o jogo contra o Novo Hamburgo pode ter oferecido a confirmação ou não desta questão, mas em minha opinião o que vai poder solidificar o pensamento do técnico é o grupo: A manutenção da qualidade, quando necessárias alterações. Em mantendo esta qualidade ele conseguirá manter o desempenho. E aí o time poderá render da mesma maneira dentro e fora de casa. Vai quebrar uma regra entre os times do interior.
***


Desconfiança – O Brasil vai para o seu primeiro teste sob a desconfiança dos torcedores e da crônica esportiva. Pela primeira vez o clube inova e reforça o time com jogadores de outros estados e, portanto desconhecidos de todos. Mesmo que tenham apresentado currículo com passagens por experiências semelhantes, ou seja, a busca pelo acesso, a “turma da paróquia”, acostumada com a mesmice, está estranhando. O jogo deste domingo é contra um pretendente a Série A. O Cerâmica, que várias vezes já cruzou o caminho do Pelotas, será adversário do Rubro-Negro na Série B. com a General Motors na retaguarda. Então é bom a “galera” ir se preparando e ficar bem consciente: Não será fácil: No amistoso e no campeonato.
***

Fantasma - Com a participação dos diretores de marketing no PAPO DA BOLA DA R.U. - Fábio Rienck e Priscila Poeta, o Farroupilha anunciou que a partir desta semana estão abertas as associações para torcedores nas modalidades Ouro (cadeiras) e Prata (arquibancadas). As duas modalidades de associação estão com preços promocionais e contam com novo sistema de identificação, segundo os dois novos diretores. As novas carteirinhas dos sócios são de edição especial comemorativa, alusiva aos 83 anos de fundação do clube, data que será comemorada dia 26 de abril deste ano. Fábio e Priscila disseram também que está aberta a associação para a temporada de piscinas do clube. Interessados devem entrar em contato com a secretaria do clube pelo telefone (53) 3027-4858 ou diretamente na Avenida Duque de Caxias, 837. Segundo os responsáveis pelo departamento de marketing, todos os projetos sociais estão sendo desenvolvidos independentemente da parceria formada no futebol.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 9
ALVARIZA
Ismael Alvariza
- Pelotas, RS - Nasc. 16.04.1897 - Falec. Não disponível.
Um dos primeiros craques surgidos no futebol do Rio Grande do Sul. Ponteiro esquerdo veloz, habilidoso, realizava cruzamentos precisos e sabia marcar gols. Surgiu no Brasil de Pelotas, em 1917. Foi campeão estadual em 1919. No ano seguinte disputou um torneio entre os campeões de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Seu futebol chamou a atenção. Foi convocado para a Seleção Brasileira, que disputou o campeonato sul-americano de 1920. Foi o primeiro jogador, que atuando por um clube gaúcho e foi convocado para a Seleção Brasileira. Também teve a primazia de ter marcado um gol, o da vitória por 1 a 0, sobre o Chile em Viña Del Mar. Esse gol foi também o primeiro marcado por um gaúcho servindo a Seleção Brasileira. Ainda em 1920, Alvariza se transferiu para o Clube Sírio de São Paulo, onde jogou até 1928, encerrando carreira. Segundo um familiar Alvariza faleceu em São Paulo.
***
Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

21 janeiro 2010

BOLA BRANCA 17 01 2010

Coerência - Volto a recorrer a frase de Didi: No futebol não se inventa e se mexe pouco. Beto Almeida, sensatamente, deverá suprir a ausência de Jé adiantando Jonas, que é volante, para o meio e escalando Jonatas na zaga. Mantém a equipe que vinha treinando e Tiago Duarte entra no decorrer do jogo. O time não pode enfrentar o Grêmio, um dos melhores sistemas ofensivos do Brasil, com apenas um zagueiro de origem: Bruno Salvador. A equipe deverá ter as características daquela que iniciou contra o Cerro do Paraguai apenas suprindo a ausência de Jé. Jonatas; Dick, Jonatas, Bruno Salvador e Diego; Gavião, Jonas, Jardel, Rodrigo Ribeiro e Maicon Sapucaia; Sandro Sotilli.
***

Enquete - Torcedores do Pelotas preferem ver o time com dois atacantes: Tiago Duarte e Sandro Sotilli. Este foi o resultado da enquete no blog http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/ que apontou a dupla com 46 % de preferência dos participantes. É a confirmação de que a "galera" que continuar vendo a dupla que fez sucesso em 2008 e 2009.
***

Surpresa – Não questiono em hipótese alguma a torcida Rubro-Negra, o seu valor e a sua importância histórica. Um exemplo de devoção ao Grêmio Esportivo Brasil que é respaldado pela opinião pública gaúcha. Mas há o outro lado que será realçado neste domingo por outra grande parcela dos aficionados do futebol em Pelotas. O Esporte Clube Pelotas, também detentor de uma grande torcida em se tratando de Rio Grande do Sul, vai ter a oportunidade de mostrar ao Rio Grande que o fenômeno “paixão”, aqui na nossa terra, não é exclusividade. Na Boca do Lobo, assim como no Bento Freitas, vive-se intensamente o futebol e o clube. Vai ser muito interessante que as imagens do estádio circulem por todo o estado e fique definitivamente selado que há uma divisão bem delineada no que diz respeito às preferências em Pelotas em relação aos seus times.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 8
ALOÍSIO
Aloísio Pires Alves - Pelotas, RS - 16.08.1963.Começou nas categorias de base do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, formando com Silva, uma grande dupla de zaga. Ambos foram contratados pelo Internacional em 1983, mas somente Aloísio permaneceu. Sua parceria na zaga colorada foi com Pinga. Nos cinco anos em que ficou no Beira-Rio, foi campeão gaúcho em 1983 e 1984, participando também da Seleção Brasileira, que disputou a Olimpíada de Seul, em 1988, sagrando-se vice-campeã. No mesmo ano foi vendido ao Barcelona, e posteriormente ao Porto de Portugal. Foi campeão espanhol e português. Encerrou a sua carreira no final da temporada 2000/2001 e passou a funcionário do Futebol Clube do Porto. Retornou ao futebol brasileiro na condição de auxiliar técnico de René Webber no Caxias, em 2009.
***
Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!