19 setembro 2009

BOLA BRANCA 20 09 2009

Política e futebol – A semana foi de política no futebol. Futebol e política caminham juntos não é de hoje. Ao longo dos tempos inúmeros são os casos de candidatos que se utilizam do esporte mais popular do país para galgar espaço no meio, seja em nível nacional, regional e municipal.
***


Exemplos é que não faltam: Paulo Odone – ex-presidente do Grêmio – fez a sua carreira política “ancorada” nas questões que envolvem o esporte, mas, sobretudo com o apoio maciço dos gremistas. O deputado Cássia Carpes – ex-técnico do Pelotas – sempre que concorre à reeleição vem à “terrinha” pedir os seus votinhos para aqueles que recordam da memorável campanha do Pelotas de 1992. Não será diferente com o goleiro Danrlei, que pretende candidatar-se a deputado estadual no ano que vem e inclusive cogita montar um comitê aqui em Pelotas para sensibilizar gremistas e xavantes. Luiz Fernando Záchia – o ex-presidente do Inter - busca sempre nos torcedores colorados o seu espaço e passa por aqui granjeando apoios. E assim vai: Eurico Miranda, deputado constituinte é ex-presidente do Vasco; Márcio Braga fez do Flamengo um grande comitê para as suas eleições; Até Fernando Collor de Mello utilizou-se do CSA, como presidente do clube alagoano, para iniciar a sua jornada que culminou no Palácio do Planalto.
***

No momento em que o estado e o país estão se preparando para entrar, em 2010, num novo processo que culminará na eleição de outubro, o velho Xavante não está escapando do assédio daqueles que vão à luta na busca por uma vaga nos parlamentos no próximo ano. A torcida Xavante, mais uma vez, já está sendo alvo dos que estão de olho no voto. Alguma novidade? Não!
***

Mas daí começam surgir os problemas internos. Dia desses o vice-presidente do Brasil, Eduardo Pugatti, não pôde participar de uma reunião no Bento Freitas porque a pauta incluía assuntos trazidos pelo vereador Miltinho-PT e pelo candidato a deputado federal, Paulo Ferreira-PT – o novo messias da região. Como todos sabem Pugatti é ligado à assessoria do deputado federal Afonso Hamm-PP e não poderia, na visão dos interlocutores petistas ficar sabendo do teor “da prosa”! O tema era recursos e a sua “captação”!
***

Recursos! Um tema central nessas discussões de momento, mas que estão sempre presentes nos clubes. De uma hora para outra surgem novas formas de captação antes tão escassas. E não é só no G. E. Brasil que o novo “duto” está irrigando cofres. O S.C. Rio Grande, presidido por um vereador – Alexandre Duarte Lindenmeyer-PT – que está cumprindo a risca os interesses do Partidos dos Trabalhadores e que já teria até despertado a imaginação de um companheiro local, recebeu coincidentemente em seu estádio - o Arthur Lawson - um sistema de iluminação que é fruto, em parte, desta eficiência momentânea e intervencionista. O Inter-SM tem no deputado Paulo Pimenta, também do PT uma referencia salvadora. O Avenida, de Santa Cruz, - no centro do estado, já sondado - poderá ser o novo alvo da veia salvadora.
***

Coisas da política? Dos interesses? Claro! A eleição de 2010 já está deflagrada também nos bastidores do futebol. Não tem mistério. Será o interior do Rio Grande do Sul diferente da velha prática? Claro que não. Quem tem cacife para barrá-la? O processo, através dos clubes, vem por meio da “irrigação” financeira que partem dos candidatos ávidos da popularidade proporcionada pelas torcidas.
***

É claro que os presidentes dos clubes, ordenadores de despesas que são, ficam quase reféns deste “oásis” em meio à seca reinante que é o futebol do interior. Eles, de certa maneira, estão certos em aproveitar a fartura de ocasião. Só que enquanto lobistas, candidatos, salvadores e messias da hora aparecem com um paliativo revigorante, e os clubes se socorrem nas dádivas momentâneas, também acabam invariavelmente mergulhando em disputas que muitas vezes deixam seqüelas irrecuperáveis.
***

A semana revelou um Grêmio Esportivo Brasil dividido e buscando nas propostas de possíveis chapas, conciliar os caprichos políticos de um ou de outro sem muito pensar no clube. O bom seria que refletissem antes de entrar numa disputa que poderá causar danos severos. Por isso Helder Lopes, que não tem partido – seu partido é o Brasil – deveria ser reconduzido para o bem de todos e manutenção da tranqüilidade e da serenidade. Outra opção de ocasião seria uma aventura talvez com traumas. Apenas uma opinião!
***

Blogs:
www.pgneto.blogspot.com
www.futeboldepelotas.blogspot.com
***
Até a próxima!

14 setembro 2009

BOLA BRANCA 13 09 2009

Fórum – Amanhã me desloco até Porto Alegre para acompanhar, a convite da Comissão de Desporto da Câmara, o Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa 2014 – Porto Alegre. Entre os temas, um painel será para os Comitês de organização da Copa (o comitê local, o Interministerial e o CBF) exporem suas estratégias, metas, seu planejamento e a sua visão sobre os principais obstáculos a serem vencidos. Também deverão ser abordadas quais as necessidades de regulamentação e normatização legal nos níveis estadual e municipal para o cumprimento dos compromissos do país firmados no Caderno de Encargos da FIFA, e para garantir o pleno sucesso do megaevento esportivo internacional na cidade de Porto Alegre. Entre os presentes a participação do ministro do esporte, Orlando Silva; Do presidente da Comissão do Desporto da Câmara, deputado federal Afonso Hamm (na foto sendo entrevistado pelo comentarista Beto Vetromille da R.U.); Do coordenador da Secretaria Especial da Copa do Mundo 2014 de Porto Alegre, vice-prefeito da capital, José Fortunati entre tantas outras autoridades do esporte nacional.
***

Luz – Uma semana promissora pelos lados da Boca do Lobo. A permanência de Beto Almeida como técnico e Jorge Bopp no futebol evidenciam que o trabalho no Pelotas, até agora com bons resultados, pode ser fortalecido com a manutenção de elementos que conhecem bem o clube. Boa largada!
***

Em alta – Galego, o lateral esquerdo do Brasil, está se destacando a cada jogo. Sua personalidade, sua dedicação ao time e a identificação dele com o torcedor tem marcado cada apresentação deste "verdadeiro leão" que se inseriu muito bem no contexto Xavante.
***

Escolha – Está definido pelo técnico Paulo Porto que Vanderlei será o titular da camisa 1 do time do Brasil. A escolha foi feita após um rodízio entre Luciano e Rodrigo e o escolhido.
***

Infundadas – Sem propósitos e desmedidas as críticas que o técnico Paulo Porto vem recebendo de alguns comentaristas e de parcela de torcedores. Avaliações equivocadas e cobranças desproporcionais que beiram a irracionalidade. O futebol não é tão pragmático como pensam esses “entendidos”.
***

Constrangimento – Não foi bem recebido no Bento Freitas um anúncio publicado na imprensa local sobre um determinado “embaixador do Grêmio Esportivo Brasil” em Brasília. A publicação saiu no último domingo, véspera dos 98 anos do clube. O fato fez com que o presidente Helder Lopes, constrangido, ligasse para alguns conselheiros e para pelo menos um deputado federal explicando que idéia não partiu do clube.
***

Eleição Xavante - Confirmando a tendência da última reunião, o Conselho Deliberativo do Brasil aprovou a mudança no artigo 44 do estatuto do clube fazendo com que a eleição da diretoria executiva seja antecipada. Atualmente o processo acontece após o último jogo da temporada e de acordo com nova proposta a escolha será feita sempre na segunda quinzena de setembro. Esta decisão foi tomada para que novos diretores tenham como acompanhar o trabalho feito no clube por três meses antes de assumirem. A apresentação de chapa (s) para concorrer na eleição de 2009 deve ser feitas até a antevéspera da votação, dia 28 de setembro.
***

2010 - A Federação Gaúcha de Futebol marcou a data para a realização do Congresso Técnico anual da entidade. O Congresso, com a participação de todos os clubes que integrarão a Série “A” de 2010, terá lugar em Porto Alegre, no dia 26 de outubro, às 14 horas, na sede da Federação. Na ocasião serão discutidos os regulamentos para a competição de 2010 (com eventuais adaptações do regulamento de 2009) e sorteio das chaves, além de assuntos gerais como financeiro e marketing.
***

Blogs:

http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima