24 outubro 2008

BOLA BRANCA 26 10 2008

The End – Está chegando ao fim o ciclo Itamar Schulle / Gamarra no Grêmio Esportivo Brasil. O goleiro Oliveira, contratado pelo São Luiz para o Gauchão 2009, falando a Rádio Repórter daquela cidade afirmou que tratou a sua ida para Ijuí com Itamar Schulle. Oliveira disse ainda a reportagem da Rádio Repórter: - "O Gamarra me disse que a apresentação será no dia primeiro de dezembro". A mesma matéria foi reproduzida no jornal O Repórter, também de Ijuí.


***

Com todo o respeito ao Itamar, que conheci e acho um excelente profissional, o técnico do Brasil de Pelotas não pode, às vésperas das decisões e num dos momentos mais importantes da história do clube, estar desviando o seu foco com tratativas exteriores. Um clube com a dimensão do Brasil não pode ficar a mercê de tratativas paralelas em período tão importante na história da agremiação.

***

É justo que profissionais pensem no seu futuro, mas é justo também que o clube que detém o vínculo destes profissionais exija dedicação exclusiva ao momento que lhe é prioritário. Ao tratar abertamente com jogadores, para a temporada 2009 do São Luiz de Ijuí, Itamar comete dois equívocos: O primeiro diz respeito ao seu clube atual, pois desvia a atenção prioritária que deveria ser a conquista da vaga na Série B pelo Brasil. O segundo equívoco é mais de ordem pessoal: Itamar acaba dando mostras que não está pensando numa carreira consolidada em um time de maior expressão, até mesmo a sua permanência no Brasil, e sim apostando as suas fichas no imediatismo, ou seja, Itamar prepara-se para regredir na carreira, com todo o respeito que o São Luiz nos merece.


***

O G.E. Brasil tem que desmistificar esta máxima que está espalhada entre os profissionais da bola, que dizem abertamente ao aqui chegarem, que estão “abrindo portas para grandes vôos”, ou seja, estão dando um grande passo nas suas carreiras. Os profissionais se utilizam do clube e na hora mais importante não hesitam em abandoná-lo em troca de um contrato pouco mais rentável. Mesmo que não abandonem em determinado momento, ficam tratando abertamente futuros contratos, negociando com jogadores, desviando completamente o propósito momentâneo. O clube vai ter que se utilizar cada vez mais de cláusulas contratuais favoráveis a ele sob pena de virar um imenso “trampolim” a partir da Série C ou B do ano que vem. Vai ter que criar, obrigatoriamente, essa nova auto-estima. Vai ter que se valorizar e técnicos que se utilizam do expediente em questão deverão ser evitados.


***
Tamanho – A velha discussão: Pelotas x Serra. Não temos largada para disputar com eles: Mesmo com a excelente perspectiva de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009, o Brasil está perdendo Marcelo Moscatelli, um dos seus melhores jogadores, para o Veranópolis.

***


Net – Cláudio Milar inaugurou a sua página na internet: http://www.claudiomilar.com/m/ – É um blog! Maravilhosamente bem produzida. Milar é bom na condução do seu marketing pessoal. É um baita profissional. Só que, não sei por que cargas d’água omite a sua passagem pelo Esporte Clube Pelotas. Cita, no site, a relação de todos os clubes em que jogou, mas não consta a sua passagem pela Boca do Lobo. Lembro dele na Sul Minas e numa outra oportunidade. Foram duas passagens pelo clube da avenida. Será que ele não recorda? Aliás, o Pelotas cometeu um grande equívoco em não manter o jogador. À época prenunciei tudo o que viria a acontecer, bem antes da sua transferência para o Brasil!


***

Curiosidade – Em Copacabana, mais precisamente no Posto 5, tem uma rua, ou melhor, uma travessa, que leva o nome de Cristiano Lacorte. Começa na Rua Miguel Lemos e termina na Djalma Ulrich. Lacorte foi o idealizador da primeira torcida organizada da Seleção Brasileira. Um jovem paraplégico que acompanhou o Brasil nas Copas do Mundo de 1954, 1958 e 1962. Travessa Cristiano Lacorte.


***

Recuperar Visitei na semana que passou a Zincagem Cromar – Avenida 25 de Julho, 1722 – do meu amigo Odilon. É época de investimentos na casa da praia. Odilon me mostrou como recupera uma grade de residência enferrujada. Fica nova. Um processo de galvanização que recupera o ferro. Este é o período de aumento de pedidos. A Zincagem Cromar é parceira na cobertura dos jogos da Seleção Brasileira. Abraço ao amigo Odilon!


***
Blogs: http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!