03 julho 2009

BOLA BRANCA 05 07 2009

C e D – A dupla Bra-Pel movimenta-se pelos Brasileiros. Jogo decisivo no Bento Freitas consolida-se como o novo clássico do futebol gaúcho: Brasil x Caxias é sinônimo de bom jogo e estádio cheio. O Pelotas faz a sua estréia na segunda-feira contra o Corinthians Paranaense. Ambições diferentes na competição já que o Lobão prioriza abertamente o retorno para a Série A do Gaúcho. Vai de “franco atirador”. Se acertar, como na Copa Lupi Martins, comemora Se ficar pelo caminho, justifica.
***

Ataque – Qualquer outra opção no ataque do Brasil que não seja Marcelo Régis e Kito – desde que os dois estejam em condições é claro – vai contra aos desejos da maioria dos torcedores. Quem visitou os “bate-papos” de internet me disse que só se falava na dupla esta semana.
***
Clássico – Os bastidores do jogo deste domingo “ferveram” durante a semana. Quando a CBF confirmou o árbitro mineiro – Luiz Carlos da Silva – atendendo um desejo da direção do Brasil. Houve reação em Caxias: a direção grená queria um árbitro gaúcho.
***
Gastronomia e futebol – Os jogadores de futebol freqüentam o Terraço Restaurante e Pizzaria! Não está aqui nenhuma novidade. O Terraço continua sendo o ponto de preferência dos profissionais da bola após os jogos e nas horas de folga. Lá estão os profissionais da dupla Bra-Pel lado a lado sob o comando do “mestre” Dudu (na foto 1 ao lado do Itamar Schülle, hoje no Criciúma e este colunista). Outro local que chama a atenção com a presença de jogadores, no horário de almoço, é o Cidadela Buffet, comandado pelo Ricardo (foto 2). A presença dos integrantes dos grupos profissionais de Pelotas e Brasil é uma forma do empresário apoiar o futebol local. Dois exemplos de comerciantes engajados com o futebol pelotense.
***
CT I – Há muitos desencontros sobre as informações referentes ao novo Centro de Treinamento do Brasil de Pelotas. O projeto de um CT em área fora do Bento Freitas continua. O que aconteceu é que com a visita de Helder Lopes à Marechal Hermes, um dos locais de treinamento do Botafogo, fez com que o presidente do GEB percebesse que existe um espaço similar onde poderia ser construído um campo suplementar com estrutura de apoio no entorno do estádio do Brasil. E foi o que aconteceu: O projeto do Deputado Federal Afonso Hamm, que apresentou uma emenda e conta com a parceria do prefeito Fetter vai ser construído onde funciona um estacionamento no estádio Bento Freitas. Esta vai ser uma maneira de acelerar a construção de um local que reúna várias possibilidades para o clube.
***
CT II – O Centro de Treinamento que será construído em anexo ao Bento Freitas terá campo de futebol, vestiários, sala de musculação, área de recreação e lazer para crianças e adolescentes. O Deputado Federal Afonso Hamm, ex-goleiro do clube na década de 80, comenta que a idéia é proporcionar a formação de novos talentos e a conseqüente permanência deles no clube, nos estágios iniciais pelo menos. Hamm diz que a cidade é reconhecida pela “exportação” de excelentes jogadores de futebol. O CT vai conciliar possibilidade de surgimento de jogadores e responsabilidade social enfatiza Afonso Hamm, entusiasta do Centro.
***

29 junho 2009

BOLA BRANCA 28 06 2009

Um ano antes da Copa do Mundo - A Seleção Brasileira faz a final da Copa das Confederações no país do Mundial 2010. A semana apresentou duas surpresas: a primeira foi a surpreendente derrota da Espanha para os Estados Unidos e a segunda, a maneira como o Brasil portou-se em campo contra os africanos. Uma atuação tímida e cheia de desencontros. Será que as surpresas pararam por aí?
***

No país da Copa – Dirigentes da CBF, que estão na África do Sul, ficaram positivamente surpresos com a qualidade dos estádios de lá. O comentário que corria é de no Brasil não existe nenhum estádio semelhante aos que estão sendo utilizados na Copa das Confederações. Temos muito que fazer até 2014.
***

Na paróquia – O presidente do Grêmio Esportivo Brasil, Helder Lopes, não escondia a sua plena satisfação nesta sábado na Arena Parrilla. Não é para menos: em que pese o clube tenha atravessado o seu pior momento no primeiro semestre deste ano, Helder está visualizando um promissor futuro com o engajamento que aconteceu por parte dos “Xavantes”! O Brasil está tendo uma atenção que nunca havia recebido por parte de autoridades, empresas e patrocinadores. Um trabalho que tem o seu tino e o apoio de André Araújo, o vice que está presente em todas as horas.
***

De um lado - Helder mostrou o projeto do campo suplementar que começa a ser construído onde hoje fica o estacionamento do estádio Bento Freitas. Vestiários, salas, campo e novo vestiário do clube visitante. Tudo acompanhado de um belo paisagismo. A obra será viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Hamm e com o apoio da Prefeitura de Pelotas.
***

De outro – A criação da diretoria de captação de recursos apresentou o seu primeiro ato também neste sábado. O conselheiro, agora dirigente, vereador Míltom Martins, se encarregava de apresentar os integrantes da nova parceria do clube. A camiseta nos próximos 12 meses terá a marca dos lubrificantes VORAX, http://www.agecom.com.br/ . O principal divulgador do produto, que é utilizado nas corridas de Stock Car, é o piloto Ingo Hoffmann (foto) que estava presente na solenidade de assinatura de contrato. O evento, na ARENA Parrillada, contou também com a presença de dirigentes da empresa e do presidente Marcos Guerra. Não foram revelados os valores do contrato, mas são recursos que justificam os sorrisos. Todos diziam: A festa será completa com uma vitória sobre o Marcílio Dias logo mais! Será que foi?

***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!