08 fevereiro 2008

BOLA BRANCA 10 02 2008

Brasil x Inter - Suca terá pela primeira vez, nesta temporada, a chance de escalar o mesmo meio campo que formou o setor durante boa parte da Copa Amoretty em 2007 e conduziu a equipe a final do torneio. Com a volta de Pedro Ayube o técnico conta com os quatro jogadores de sua preferência, pelo menos naquele momento: Carlos Alberto, Ivanildo, Pedro Ayube e Rafael Bitencourt.

***

É mais do que razoável que o técnico Suca recomponha o setor com aqueles jogadores que executaram a função na final do torneio. É bem verdade que não conta mais com Terrão que foi importante na campanha, mas Rafael Bitencourt, quando entrou, passou a executar bem a função. Mas pode ser exatamente aí a única dúvida do treinador. Quais seriam as opções? Thiago ou Alan Mineiro.

***

Mas é bom lembrar que o grupo já conta com onze jogadores para o setor de meio-campo: Ivanildo, Carlos Alberto, Flavinho, Lucas Vivian, André Heffner, Fábio Lima, Alan Mineiro, Rafael Bitencourt, Thiago Rodrigues e Giovani.

***
Lei do silêncio – No meu blog sobre o futebol pelotense – www.futeboldepelotas.blogspot.com – fiz a seguinte pergunta através de enquete: VOCÊ É A FAVOR DA LEI DO SILÊNCIO NO BRASIL? Surpreendente: Grande parte dos torcedores acha sim que a imprensa mais atrapalha do que ajuda. O resultado até sexta à tarde quando fechei a coluna estava rigorosamente empatado.

***

Dança – Quatro técnicos de clubes do Gauchão 2008 já caíram em quatro rodadas: Leco, do Guarany (assumiu Bebeto Rosa), Edson Porto, do 15 de Novembro (assumiu Júlio Espinosa), Ademir Müller do Novo Hamburgo (assumiu Gilmar Iser) e Gilmar Iser do Esportivo (assumiu Valdir Espinosa). Estamos na quinta rodada: Qual será o quinto técnico a cair?

***
Curtas do Gauchão
- Ulbra prejudicada pelo árbitro Leandro Vuaden, contra o Caxias: pênalti claro em Flavinho cometido pelo goleiro André não foi marcado;
- Técnico do Caxias, Gilson Kleina, não aceitou proposta do São Caetano-SP: Poderio caxiense;
- Mais um clube com site: O São Luis de Ijuí. Muito bom! http://www.saoluizdeijui.com.br/
- Não deu para entender ainda: Gilmar Iser deixa de brigar pela ponta para lutar contra o rebaixamento;

***
100 – Eduardo Cecconi da Z.H. me manda e-mail dizendo que não será o autor do livro sobre o centenário do Pelotas.

***
Marketing – Depois do 30 de setembro, a tragédia Áureo-Cerúlea que contou com a complacência da direção e da AGS, o que melhor aconteceu no Lobão apareceu esta semana: Esteve no Papo da Bola o Dr. Maurício Guimarães que assumiu o “planejamento estratégico” do clube. Discurso positivo, forte, concatenado, afinado com os desejos dos torcedores e independente. Tem a credibilidade de bons anos a frente do laboratório com conquistas. Uma luz no ano do centenário!

***
UCPEL – Na assinatura do convênio entre os três clubes de Pelotas e a Universidade Católica houve um momento de descontração: O presidente do Brasil Helder Lopes segurou a camiseta do Pelotas juntamente com o reitor Alencar Proença – um reconhecido Rubro-Negro -. O presidente do Pelotas, Luis Aleixo, segurou a do Farroupilha e o tricolor Evaldo Poeta envergou a do Grêmio Esportivo Brasil. Já testemunhei momentos semelhantes e dá para perceber o quanto é tranqüilo e positivo o relacionamento entre as direções dos três clubes. Como algumas boas idéias são tratadas e debatidas nesses encontros. Mas o bom e rentável, que seria um torneio entre os três, organizado e com calendário fixo, não é levado adiante. Ficam a reclamações e as queixas sobre as situações financeiras dos três, mas a simples solução para aumentar a receita dos clubes, mais do que comprovado com a realização de clássicos, não é levada adiante.
***
Blogs – www.pgneto.blogspot.com
www.futeboldepelotas.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até domingo!