08 maio 2009

BOLA BRANCA 10 05 2009

Legislação – Lei Pelé e Estatuto do Torcedor voltam a pauta nesta segunda-feira no Rio de Janeiro de onde falo para a Rádio Universidade amanhã desde cedo. O Fórum acontece na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. A idéia de se debater um aspecto específico da Lei Pelé, que está relacionado aos vínculos dos jogadores aos clubes, foi do Botafogo e recebeu o apoio de muitos clubes cujos presidentes estão vinculados aos interesses das suas instituições. Como se sabe muitos mandatários estão do outro lado. O presidente da Comissão de Desporto da Câmara Federal, o deputado federal gaúcho Afonso Hamm e o relator da emenda que promove alterações na Lei Pelé, o deputado baiano José Rocha, querem ouvir pela última vez, antes da votação da alteração, qual o desejo mais premente dos clubes. Este desejo é facilmente detectável: Que os clubes consigam “prender” por mais tempo os novos talentos ou talentos recém surgidos e que os empresários não tenham tantas facilidades. A briga é árdua, pois muitos presidentes, incrivelmente, defendem a manutenção do atual texto. Porque será?
***

Pelo menos 12 deputados federais confirmaram presença no fórum e mais um representante do Ministro do Esporte. O tema é latente nos bastidores do futebol. Muitos clubes chegam a manter 150, 200 garotos nas suas categorias de base e um olheiro na arquibancada “mira” o melhor, alicia os pais do menino e leva a “cereja do bolo”. É desigual. Os clubes estão perdendo sempre. E não interessa o tamanho do clube. Este é um problema que afeta grandes, médios e pequenos. Só que existem alguns dirigentes que defendem a manutenção dessa situação, pois estão vinculados a empresários. Ou seja: Fazem do seu próprio clube um balcão de negócios.
***

Celeiro – Pelotas continua sendo um excelente centro de formação e descobertas de talentos para o futebol. O mais laureado jogador do Campeonato Gaúcho de 2009 é o pelotense Taison (FOTO) com quatro premiações: Além de integrar a “Seleção do Campeonato”, o jogador ganhou os prêmios de artilheiro (Troféu Cláudio Milar), craque e revelação.
***

180 – Este é o número de minutos que Dauri e Sotilli não marcam. Os dois fizeram o primeiro jogo contra o Guarany e voltaram a campo no último domingo em Livramento. Estive nos dois jogos como repórter. Ficaram à míngua no ataque. Correram, suaram revezaram-se na armação, mas não adiantou. Está evidente, cristalino que o Pelotas necessita de um jogador de ligação ou os que estão à disposição do técnico não estão dando conta do recado. Um time que dispões dos dois melhores atacantes do interior do Rio Grande do Sul não pode deixá-los “morrer de inanição” no ataque. É preciso servi-los com qualidade.
***

Opção – No 3 – 5 – 2 o ala tem que ser Deivid. Mateus é lateral!
***

Sonho – A Ulbra joga o Gauchão 2010! Não sonhem.
***

Tamanho - O meia carioca Juninho, que impressionou pela pequena estatura ao chegar, correu leve e solto quando teve a sua chance no primeiro treinamento coletivo no Brasil.
***

Base – A estrutura das categorias de base dos clubes ainda é deficiente. Muito. Bruninho, diferenciado do Brasil, já desperta a atenção dos “olheiros” de plantão.
***

Rede - Está na net a nova página da Clínica do Dr. André Guerreiro: http://www.clinicadrandreguerreiro.com.br/
A clínica é referência na área da traumatologia e ortopedia proporcionando assistência aos mais variados tipos de lesões "do esporte
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!