27 fevereiro 2010

BOLA BRANCA 21 02 2010

GuilhotinaInédita a decisão de alterar o projeto na terceira rodada do campeonato. Entende-se que o presidente Helder Lopes não quis pecar por omissão ou vacilar diante dos tropeços do time, mas a “metralhadora giratória” foi implacável e não poupou ninguém. André Luis ainda está “tonto” e achou por bem não se manifestar. Luis Parise ficou atônito, meio perdido e Júlio Couto tem interrompido o seu trabalho no departamento técnico científico. Minha opinião é de que houve precipitação na decisão de alterar radicalmente a estrutura proposta. É impossível obter-se resultado positivo em fevereiro de um grupo foi montado em novembro e que fez a sua pré-temporada em dezembro, quando se sabe que o bê á bá do futebol reza: continuidade e tempo para se aprimorar o conjunto. André Luis entra para a história: O técnico da era moderna que veio para o Grêmio Esportivo Brasil e não fez treinos nem comandou um jogo sequer no estádio Bento Freitas.
***

Dupla função -A mescla gerente de futebol / contratador não cola. Gerente se envolve com os bastidores, com o dia-a-dia, com a estrutura do futebol, mas quem contrata jogadores deve ser o agente político do clube na área que lhe é delineada pelo presidente. Este dirigente cerca-se de um ou mais especialistas em mercado da bola. O acúmulo de funções foi fatal para Luis Parise.
***

Atendendo a minoria – A pressão de poucos torcedores ao final do jogo da última quarta-feira, no Nicolau Ficou, seguramente assustou o presidente Rubro-Negro. A ânsia em tomar uma atitude para dar uma satisfação, talvez tenha sido o motivo da “degola” rápida, geral e inesperada.
***

Quem diria – O Farroupilha deu uma “mãzinha” para o Xavante na sexta-feira!
***

Opção – Antes de assistir Novo Hamburgo x São Luis, São José x Inter-SM e o jogo do Veranópolis contra o Grêmio, eu tinha o pensamento de que se o Pelotas continuasse jogando no esquema com três atacantes, no segundo turno do Gauchão, poderia enfrentar sérios problemas para conquistar as vitórias necessárias para obter a classificação (4 talvez). Os jogos das semifinais deixaram absolutamente claro que não há uma diferença abismal ou uma superioridade clara entre os times do interior e talvez seja até possível que o Lobão obtenha o desempenho da primeira etapa da competição com uma equipe ousada e ofensiva.
***

Por outro lado continuo pensando que a falta de consistência no meio campo, em um time de futebol, expõe a sua fragilidade. Outra coisa que tem que ficar bem claro para o torcedor do Lobão é que as ausências de Maurinho, Maicon Sapucaia e Jonatas deixam o Pelotas diferente, inferior. Posse de bola e conquista com manutenção de supremacia no meio-campo ainda é o caminho mais objetivo para se obter vitórias no futebol.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 12

ANITO
Carlos Anito Deiques Gonzáles - Dom Pedrito, RS - 26.07.1944.Ponteiro-direito habilidoso e veloz. Iniciou a carreira profissional no Pelotas. Após algumas temporadas se transferiu para o Floriano de Novo Hamburgo. Seu outro clube foi o Guarany de Bagé. Em 1965 estava numa excursão pela Argentina, com o Guarany, quando recebeu a comunicação que havia sido aprovado em concurso para a Caixa Econômica Estadual. Lá mesmo foi liberado e rescindiu o contrato com o clube encerrando a sua carreira.
***

Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

Nenhum comentário: