12 fevereiro 2010

BOLA BRANCA 07 02 2010

3 – Este é o número da semana no nosso futebol: 3 atacantes no time do Pelotas e 3 vitórias consecutivas. A coragem de Beto Almeida em utilizar 3 jogadores ofensivos chamou a atenção da comunidade esportiva gaúcha, pois a atitude é incomum entre os técnicos de futebol em se tratando de times do interior.
***

Invariavelmente os times jogam com dois homens de frente e mais: os times do interior, na sua maioria, pouco arriscam quando saem dos seus domínios. É uma prática antiga que remonta a um estilo que se sustentou por muitos anos no nosso futebol, que até fez escola. O RS ficou famoso por um futebol viril, baseado na truculência dos seus zagueiros. Ataque nunca foi o nosso forte.
***

Romper uma tradição dessas por aqui não é fácil e começa a fazer adeptos: O técnico do Brasil, André Luis, iria começar – segundo os setoristas – o jogo deste sábado contra o Guarany de Camaquã, também com 3 atacantes – Jair, Kleir e Douglas Pitt Bull.
***

Nesta segunda-feira contra o Porto Alegre o Pelotas não será diferente e Beto Almeida vai novamente escalar 3 atacantes. Sai Rafael Refatti, por lesão, e retorna Sandro Sotilli. Sotilli compõe o sistema ao lado de Clodoaldo e Tiago Duarte. Esta inovação abriu um debate nas rodas esportivas da cidade e até na capital se falou da proposta do técnico do Lobão e está gerando novos conceitos. O time marcou 10 gols nos últimos 3 jogos e este fato reforça os conceitos de Beto Almeida.
***

Foto - Na foto o goleador do Gauchão 2010 - Eraldo, do São Luis, concedendo uma entrevista ao repórter da R.U. Fernando Monassa, por ocasião de sua chegada ao Brasil.
***
Estrutura - Um pouco antes do gol do Pelotas contra o Avenida, o goleiro Jonatas, em dividida com o atacante John, do Avenida, bateu com a cabeça no jogador adversário e na queda bateu novamente com a cabeça no chão. O atleta foi levado a um hospital para realizar tomografia. Após, a delegação do Pelotas, ainda na cidade de Santa Cruz do Sul, recebeu a informação que Jonatas estaria bem e que deveria ficar em observação pelas próximas 6 horas. Por isso, o goleiro não pôde voltar para Pelotas com o restante do grupo. Acompanhando o atleta ficaram em Santa Cruz do Sul o diretor Jorge Bopp e o gerente de futebol Roger Bauer. O Pelotas não tinha um médico em Santa Cruz do Sul.
***

Enciclopédia do Futebol Gaúcho Vol. I
Jogadores que mais se destacaram no futebol pelotense – 10
ALVIM
Álvaro Ruiz - ALVIM - Pelotas, RS - Nasc. 20.04.1913 / Falec. 26.11.1951 Jogador de boa técnica e dedicação. Iniciou no Brasil de Pelotas, clube que defendeu com afinco em praticamente toda a carreira. Atuava nas laterais, no miolo da zaga ou no ataque. Um polivalente. Jogou no Brasil, entre 1931 e 1944, com exceção dos anos de 1937 e 1938, quando defendeu o Bancário, também de Pelotas. Foi campeão citadino e regional.
***

Nenhum comentário: