26 outubro 2007

BOLA BRANCA 28 10 2007

ÚLTIMA HORA - COPA NO BRASIL

Está confirmado. Nesta terça-feira, a Fifa anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Comitê Executivo da entidade, após a apresentação da candidatura brasileira. Agora, o país tem até o dia 31 de outubro de 2008 para anunciar quais são as cidades que receberão os jogos. Ao todo, 18 capitais concorrem para receber os jogos. A Fifa recomenda ao Brasil que escolha apenas dez sedes. No entanto, devem ser indicadas 12 localidades, como nas Copas de 2006, na Alemanha, e de 2002, no Japão e na Coréia do Sul. Os concorrentes são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Nestas cidades, 14 estádios serão reformados para receberem o Mundial. Em outras quatro, as arenas ainda serão construídas, todas no Nordeste. Em Maceió, será a Arena Zagallo, Em Natal, o Estádio Estrela dos Reis Magos. A Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena Bahia, em Salvador.

"Cartolas": Tomara que tenha sido o fim de um ciclo!


***


Com quem falo tenho ouvido a mesma coisa: - Ainda não “digeri” a não ascensão do Pelotas à Primeira Divisão. Todos contam a mesma história: Faltou comando! Não tanto pelos resultados de campo, pois o futebol carrega consigo uma máxima tão antiga quanto óbvia: Se perde, se ganha e se empata, mas sim da maneira como aconteceram as coisas pro Lobão e que seguem ainda sendo alvo de muitas polêmicas, ou seja, a ausência das decisões por parte de quem tinha a obrigação de decidir.

***

No que diz respeito a este espaço e ao blog www.futeboldepelotas.blogspot.com pode se comprovar o quanto foi com antecedência que se prenunciou o desfecho que foi apresentado aos torcedores. Lá atrás, ainda no dia 10 de junho, após a derrota do Pelotas para o Grêmio Sapucaiense na Boca do Lobo, ainda pela segunda fase da competição está estampado em manchete: Técnico muda mal e Pelotas perde! “Ao retirar Vágson e Thiesen da equipe e colocar Iberê e Chocolate Agnaldo deixou os atacantes no mano a mano”.


***
No dia seguinte, no Papo da Bola da R.U. a afirmação categórica de que o Pelotas tinha que trocar urgente de técnico. Era ainda o dia 11 de junho e ainda faltava muito tempo para o fim do campeonato, mas já era um prenúncio de quem vive futebol há mais de 35 anos. Logo em seguida, no dia 13 de junho, nova manchete: Novas peripécias de Agnaldo Liz em Bagé. Quais foram? Escalou Iberê e durante o jogo retirou o atacante Jorge, então em boa fase e artilheiro do time. O Pelotas perdeu por 1 a 0 e no dia 14, na R.U., voltava o debate com o mesmo tema: O Pelotas tem que trocar de técnico urgente!


***

A cronologia dos equívocos continuava sem que houvesse uma ação efetiva: 16 de junho: Canela indignado com noitada em apartamento da Argolo! 24 de junho: Sem inventar Pelotas avança! 2 de julho: Pelotas vacila em São Leopoldo – 2 a 2! 8 de julho: Patético pênalti cobrado por Iberê! 10 de julho: Fazem de tudo para dar errado (episódio Tulha). 24 de julho: Jorge está curado, mas na reserva!


***

Se passa um mês exatamente e o octogonal escancarava a crise e a falta de ação, e as manchetes continuavam. 25 de agosto: Pelotas, soberbo, perde para o lanterna! Entrega da rapadura. Pelotas se prepara para ficar mais um ano na segundona! Vejam bem: UM MÊS ANTES DO DESFECHO DE SANTA MARIA!

***

Na mesma semana o blog encerrava uma pesquisa sobre a capacidade do técnico com a seguinte questão: Agnaldo Liz é: Ótimo – 0 %; Razoável – 1 %; Bom 27 %; Sortudo 63%. Era o reflexo da opinião do torcedor. Nada continuava sendo feito!


***

Manchete de 9 de setembro, 21 dias antes de Santa Maria: DEU AGNALDO! Uma alteração é absolutamente necessária e é a saída do técnico Agnaldo Liz. No dia 10 de setembro, 20 dias antes, a última manchete: Jogadores pedem e Agnaldo fica. A noite, no Papo da Bola, “atirei a toalha”. O Pelotas não sobe.

***

Mas o pior para a torcida do Pelotas estaria por vir? Pergunta-se: Quais são hoje as perspectivas? Existe uma ausência de “em quem acreditar”. Quem será o cara que vai trazer as esperanças? De quem será a voz que vai fazer com que o torcedor acredite numa possível ascensão se todas, ou quase, esperanças foram “queimadas”? Parece que a melhor alternativa é de que a AGS assuma definitivamente o futebol. Que os “velhos cartolas” afastem-se definitivamente do comando do vestiário, já que não houve ação nenhuma, principalmente em momentos decisivos por parte deles. O futebol totalmente profissionalizado sob o comando da parceira seria uma pequena luz de esperança. Um passo importante e o fim de um ciclo!

***


***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até domingo!

Nenhum comentário: