17 março 2007

BOLA BRANCA 18.03.2007

De Montevidéu – Na última Copa do Mundo estiveram todos os Campeões Mundiais - Brasil, Alemanha, Inglaterra, Itália, Argentina e França – com uma única exceção apenas: O Uruguai. A famosa “Celeste” passa por uma crise que não afeta somente o selecionado, mas sim o futebol uruguaio como um todo. No ano passado os dois principais clubes do país, Peñarol e Nacional, fizeram cinco exigências à Associación Uruguaya de Fútbol: Modificar a atual política de seleções; revisar o contrato pelos direitos de televisão do campeonato nacional; modificações no estatuto dos jogadores e no contrato padrão; regulamentação da atividade dos empresários esportivos com seus representados e as instituições; além de uma revisão dos estatutos e regras da entidade para modificar a forma de gestão do futebol local.

***

Mesmo com as exigências dos clubes não houve mudanças que proporcionassem um entusiasmo maior por aqui. Se sente isso nos meios futebolísticos da capital uruguaia. O principal problema no ponto de vista dos times, dizem os colegas que fazem cobertura para as rádios e jornais, é um contrato entre a A.U.F. e a empresa Tenfield, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Uruguaio até 2014. Os clubes não concordam com o valor de US$ 70 mil mensais pagos pela empresa aos clubes pelo televisionamento de seus jogos.

***
O problema com a Tenfield tem uma explicação. O proprietário da empresa, Francisco "Paco" Casal, é o empresário mais poderoso do futebol uruguaio e representante da maioria dos jogadores da seleção. São várias as ações na justiça envolvendo o empresário e os clubes uruguaios, sobretudo o Peñarol, que fez uma péssima campanha no campeonato nacional do ano passado além de ter uma divida de mais de US$ 6 milhões.

***

O Campeonato Uruguaio está na sétima rodada do “clausura”.

***

Vai ser dado aqui o pontapé inicial para quem quer possuir as “acreditaciones” para as eliminatórias da Copa 2010. Neste fim de semana, aqui em Montevidéu, com a chancela da CONMEBOL, reúnem-se sob a tutela do executivo de imprensa, os “medios” que não possuem os direitos de transmissão, mas que invariavelmente estão nos estádios sul-americanos com a presença dos seus repórteres. É o meu caso!

***

Montevidéu é agradável sempre. Viaja-se na sexta e o sábado amanhece com a “Rambla” descortinando-se. Um café no hotel, um passeio pela 18, o Mercado, suas carnes e a ímpar Norteña de litro. Montevidéu repete-se, mas é uma agradável rotina.

***

Decisões – O Brasil faz dois jogos no Bento Freitas que decidem o seu futuro imediato e a sua permanência entre os participantes da Primeira Divisão. Não sei se o torcedor Xavante “de Pelotas” entendeu o grau de importância desses jogos. Os de fora já captaram: estiveram presentes no último domingo em Bento Gonçalves e em Venâncio no meio da semana, apoiando, incentivando, enfim, ao lado do time. Como será a participação do torcedor que vive em Pelotas?

***

Louruz – Deixem o homem trabalhar!

***

Curtas do Gauchão
- Rodada do Gauchão deste fim de semana é decisiva: Grupo 2 está sensacional;
- Técnico Leco do Guarany de Bagé saiu em defesa do jogador Darzoni, condenado a dois anos de reclusão pela agressão ao zagueiro Régis do Caxias;
- Técnico “Bagé” diz que classifica o “Zequinha”;
- Ulbra e Juventude são as forças do interior para a conquista do título!

***

Blog – www.pgneto.blogspot.com

***

E-mail: pfgneto@ig.com.br

***

Até a próxima!

Nenhum comentário: