17 novembro 2006

BOLA BRANCA - 19.11.2006

Mundo do futebol – Brasil joga mais um “vida ou morte” neste domingo. Será no Parque Antártica, na capital paulista, a poucos quilômetros de onde o São Paulo poderá estar sagrando-se campeão Brasileiro.
***
Feira – O livro Futebol: História, técnica e treino de goleiro, da EDIPUC-RS, do pelotense Rogério da Cunha Voser em parceria com Marcos Giovani Vieira Guimarães e Everton Rodrigues Ribeiro também esteve nesta edição da Feira. Agora somente nas livrarias. A publicação trata de uma nova proposta pedagógica para a excelência do desenvolvimento técnico do jogador de futebol abordando temas como técnicas de condução e passe de bola, marcação, drible, chute a gol e treinamento de goleiro.
***
Mudanças – Confesso que me enganei com o Pelotas nesta Copa FGF. Mas foi um engano que atingiu também o torcedor, talvez os desejos tenham levado a isto. Aconteceram sinais que poderiam nos levar a crer que as coisas seriam positivas, mas vieram também evidências de que tudo poderia ser muito ruim. Era uma questão de opção.
***
As duas derrotas fragorosas nos dois clássicos com o Brasil seriam um indicativo de insucesso? Sim! Mas a boa vitória contra o Grêmio, de goleada, e algumas boas atuações fora da Boca do Lobo não nos remeteram a uma ponta de esperança? Sim também! É claro que a tendência do torcedor é escolher a expectativa positiva, a esperança, é da índole do torcedor de futebol: Sempre dá! Exemplos é que não faltam.
***
O certo é que preferimos ficar com o Pelotas que deu certo e erramos. Aquele Pelotas não era uma equipe competitiva e sim uma equipe enganadora. Mas de tudo isso fica uma evidência inquestionável: Após a desclassificação da Copa FGF a mudança para 2007 terá que ser radical. A Segundona de 2007 virá com equipe com propósitos bastante definidos: O de ascender. Não todas é claro, mas uma boa meia dúzia de times almejarão o Gauchão de 2008 e para superá-las o Lobão que terá que apresentar um comportamento diferenciado deste que foi eliminado.
***

Nesta alteração de rumo que começa com uma nova direção é que entra um novo componente: A AGS. Tão logo seja assinado o contrato de co-gestão é necessário que algumas respostas sejam repassadas aos torcedores imediatamente: Qual será o seu papel na constituição da equipe do próximo ano? Com quem a AGS está conversando já que sabemos que a direção do clube conversa com jogadores que participaram da Copa FGF? O que pensa a AGS sobre a equipe que terminou a Copa FGF? E tantas outras questões que estão na cabeça dos torcedores e estão também sem resposta neste momento.
***
Voltar no tempoÉ no mínimo questionável e bom para debater a afirmação do Paulo Porto de que se tivesse como recomeçar a fase final do campeonato, utilizaria um novo esquema nos jogos contra o Vitória e contra o Grêmio Barueri no Bento Freitas. Um 3 – 6 – 1 para efetivar um posicionamento forte no meio e caracterizar uma equipe de marcação também. Não é certo que os resultados seriam outros, mas que as derrotas seriam "vendidas" mais caras a isso sim.
***
Blog - www.pgneto.blogspot.com
***
E-mail - pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

Nenhum comentário: