09 março 2009

BOLA BRANCA 08 03 2009

Do Rio de Janeiro

Chego ao Rio, desta vez, com a missão de assar um churrasco para o botafoguense fanático Anderson Simões, eufórico com o título da Taça Guanabara. Minha cabeça saiu do sul com a missão formada: “exaltar” para os botafoguenses a Taça Libertadores que aprendi desde cedo ser o principal campeonato. Já sei que aqui no Rio o debate vai ser acalorado. Eu, com a tarefa de convencer o vice-presidente do alvinegro que o torneio sul-americano é o maior, e de outro lado os cariocas delirando com um simples título estadual conquistado contra o modesto Resende. Nós do Rio Grande percebemos muito antes a importância do maior campeonato da América.
***

O Botafogo, que vou decifrá-lo a partir desta segunda-feira a convite de um amigo que chegou ao segundo posto mais importante do clube, vai ser um desafio. Conhecer as entranhas de um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro será uma honra para este amante do futebol. O time da “Estrela Solitária” é uma entidade que formou opinião pelo país afora em se tratando de futebol no mundo. O Botafogo foi, em determinado momento histórico, o clube que mais forneceu jogadores ao “Selecionado Nacional”, como diziam na época.
***

Aqui no Rio sempre fui um simpatizante do Fluminense. Sou do tempo dos jantares no galeto Tirolês organizados pelo “seu” Esteves. O Botafogo, que também nunca foi um estranho na minha vida – desde os tempos de Mauro Nei – deu margem a este namoro, há cerca de cinco meses. Que coisa louca é o futebol. Cá estou eu no Rio para falar com os campeões da Taça Guanabara. Só sei uma coisa: Muito proveito e aprendizado vou ter por aqui!
***

Copa – O deputado federal Afonso Hamm assumiu esta semana a Comissão de Desporto e Turismo da Câmara dos Deputados. É do ramo e amigo dos clubes do interior do Rio Grande do Sul! Deverá vir ao Rio de Janeiro, logo em seguida, para conversar com que vai definir a Copa de 2014.
***

Avestruz - É de impressionar como existe um grande número de torcedores que tem uma verdadeira paixão por serem enganados. Adoram ouvir somente elogios e mentiras em relação aos seus times. Detestam ficar de frente com o fato! Diante de uma crítica ou uma notícia ruim em relação ao seu time ou clube vociferam contra o agente e esquecem do protagonista da informação. São os torcedores "avestruz": Enfiam a cabeça num buraco na areia para não se darem conta do que acontece a sua volta. O Pelotas poderá não contar com Sotilli na Série B do Gauchão, porque teve outras prioridades. Preferiu não fazer dele a sua principal meta para 2009. É uma questão de avaliação. Quem sabe onde "aperta o sapato" é quem dirige. Sotilli, então, tem todo o direito de buscar espaço em outra agremiação que lhe acolha melhor. Não há nada demais nisso. Na visão de alguns a culpa é de quem está divulgando o fato. Pode?
***

Estréia – O Pelotas vai para o jogo de abertura neste domingo. Não estarei na Boca do Lobo para poder assistir de perto os primeiros passos, mas ficarei na expectativa de ser surpreendido positivamente, mesmo com um time constituído com apenas um atacante. Lembrem-se que este time quer ser o protagonista do campeonato. Aguardarei torcendo para que Michel não “mofe” no banco enquanto Dauri, sobrecarregado, organize tudo lá na frente. Atenção Joel: O Pelotas com dois atacante é o mínimo que se exige. Informe-se!
***

Penha – As dispensas, no Brasil, caracterizam culpas neste momento. Os que erram nas contratações são os mesmos que se equivocam nos momentos derradeiros.

***
Blogs:
http://www.futeboldepelotas.blogspot.com/
http://www.pgneto.blogspot.com/
***
E-mail: pfgneto@ig.com.br
***
Até a próxima!

Nenhum comentário: